Portal de Cidadania

Santuário de Garfe

Santuário de Garfe

O ponto de interesse Santuário de Garfe encontra-se localizado na freguesia de Garfe no municipio de Póvoa de Lanhoso e no distrito de Braga.

Santuário rupestre galaico-romano com três tanques escavados em grande penedo, possuindo na proximidade outros penedos com entalhes e alinhamentos provavelmente relacionados com o santuário. Como paralelo mais próximo encontra-se o Santuário Rupestre de Panóias, no concelho de Vila Real (v. PT011714270001). Destacam-se os três tanques escavados num enorme monólito granítico. É curiosa a disposição dos tanques, privilegiando o E. / O. numa clara alusão ao nascimento / morte, e a forma de um deles, em T, com medidas superiores aos outros dois. A existência de um carreiro perceptível pelo desgaste no afloramento, indicia o itinerário de acesso aos tanques. A observação de entalhes e superfícies alinhadas em outros afloramentos graníticos, dispostos na envolvente, sugerem que o santuário será maior e mais complexo.

Santuário rupestre implantado em afloramento granítico, de forma tendencialmente circular e superfície boleada, tendo no topo três tanques, escavados na rocha, o maior em forma de T, orientado no sentido nascente / poente, o segundo mais pequeno e menos profundo, de forma rectangular, paralelo ao primeiro, no lado sul, e o terceiro, também rectangular, colocado perpendicularmente aos dois primeiros, no lado nascente. No rebordo poente do afloramento, perpendicular ao tanque maior, existe uma pia, de contorno rectangular, com o bordo dos lados menores pouco perceptível. O acesso ao topo do penedo, pelo lado sul, é facilitado pela existência de superfícies desgastadas, formando como que escadas. Em alguns afloramentos da envolvência, cobertos por densa vegetação, são perceptíveis entalhes e alinhamentos de outras estruturas provavelmente relacionáveis com o santuário.

Materiais

Granito.

Observações