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Igreja Paroquial de Relva

Igreja Paroquial de Relva

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Relva encontra-se localizado na freguesia de Relva no municipio de Ponta Delgada e no distrito de Ilha de São Miguel (Açores).

Arquitetura religiosa, setecentista e oitocentista. Igreja paroquial de planta retangular composta por três naves e capela-mor, interiormente com iluminação axial e bilateral e com coberturas de madeira e falsa abóbada de berço, respetivamente, tendo adossado torre sineira e sacristia. Fachada principal terminada em frontão triangular e tripartida por pilastras, revelando a divisão espacial interior, rasgada ao centro por portal abatido entre pilastras sustentando entablamento com pináculos, encimado por janela, e, lateralmente, por portais de arco apontado e janelas, abrindo-se ainda no tímpano óculo. Fachadas laterais com portas travessas. No interior possui as naves separadas por arcos de volta perfeita sobre pilares, coro-alto, quatro capelas laterais, com retábulos tardo-barrocos, os do lado da Epístola integrando painéis pintados do orago, a capela colateral do Evangelho, dedicada ao Santíssimo Sacramento, com retábulo em barroco nacional, e retábulo colateral da Epístola, tardo-barroco. Na nave central possui dois púlpitos de bacia retangular em cantaria e guarda em balaustrada de pau santo, acedidos por escada curva. Na capela-mor, o retábulo-mor é em barroco nacional, de planta reta e um eixo. Sacristia com amplo lavabo de espaldar inserido em arco, arcaz encimado por espaldar com painéis pintados e bufete barrocos.

Planta retangular composta por três naves e capela-mor, tendo adossado à fachada lateral esquerda torre sineira quadrangular e à lateral direita sacristia retangular. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja, de três na sacristia, rematadas em beirada simples, e em terraço na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais apilastrados e terminadas em friso e cornija. Fachada principal virada a O., com embasamento de cantaria e remate em frontão triangular, ligeiramente truncado, coroado por cruz latina de cantaria de braços quadrangulares; a fachada divide-se em três panos por pilastras toscanas que se prolongam no tímpano e o seccionam, sobre o qual são coroadas por pináculos galbados; no centro do tímpano rasga-se amplo óculo encimado por brasão nacional com volutas laterais e nos panos laterais surge losango com moldura de cantaria. No pano central da fachada rasga-se portal em arco abatido de moldura biselada, ladeada por duas pilastras sustentando entablamento, coroado por pináculos galbados, e, superiormente, janela retangular. Nos panos laterais, semelhantes, abre-se portal de arco apontado, com moldura biselada, encimado por janela retangular. Torre sineira de dois registos, separados por friso e cornija, o primeiro rasgado sensivelmente a meio por fresta e o segundo, em cada uma das faces, por vão em arco peraltado, sobre pilastras; remate em friso e cornija, sobreposta por balaustrada com acrotérios nos cunhais coroados por pináculos. Fachadas laterais com portas travessas. Na fachada posterior da capela-mor existe registo de azulejos, azul e branco, com representação de Nossa Senhora das Neves. INTERIOR com as naves separadas por arcos de volta perfeita sobre pilares, paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimentos em soalho de madeira e tetos de madeira, em masseira na nave central e de um pano nas laterais, sobre travejamento. Possui coro-alto sobre as três naves e, junto à torre, na nave do Evangelho, batistério, acedido por vão em arco de volta perfeita sobre pilastras toscanas. Em cada uma das naves surgem duas capelas laterais, com retábulos de talha policroma e dourada, dedicadas respetivamente a São José (antigamente ao Senhor Bom Jesus), e ao Sagrado Coração de Jesus (inicialmente a São Diogo), no lado do Evangelho, e às Almas e a São Cristóvão, no lado da Epístola. Nos topos existem duas capelas colaterais, a do Evangelho profunda e com invocação do Santíssimo Sacramento, e a da Epístola dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Na nave central junto a cada um dos pilares, dispõem-se dois púlpitos confrontantes, de bacia retangular em cantaria, sobre mísula, e com guarda em balaustrada, acedidos por escada de cantaria e guarda em balaustrada de pau-santo, que contorna os pilares. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras toscanas, encimado por óculo. Na capela-mor, sobre supedâneo, dispõe-se o retábulo-mor, de talha policroma a azul, castanho, e dourado, de planta reta e corpo côncavo e um eixo, definido por quatro pilastras decoradas de acantos, as exteriores bastante largas, e quatro colunas torsas, ornadas de pâmpanos, assentes em mísulas, que se prolongam pelo ático, adaptado ao perfil da cobertura, em igual número de arquivoltas, unidas no sentido do raio; ao centro, abre-se tribuna em arco, interiormente de perfil curvo, pintada de azul, com apainelados de acantos e cobertura em quarto de esfera, pintado com firmamento, albergando imagem do orago; sotobanco e banco com apainelados de acantos, integrando ao centro sacrário tipo templete, com porta decorada com cruz e elementos eucarísticos, rematado por falso dossel a abrir em boca de cena com rosetas laterais. Altar paralelepipédico protegido por pano de altar. Cobertura da capela-mor em falsa abóbada de berço, de estuque, pintado com albarradas e motivos vegetalistas enrolados, tendo ao centro ampla cartela com monograma "AM" e inscrição. Sacristia acedida a partir da capela-mor ou por corredor desenvolvido atrás da capela de São Cristóvão, com pavimento de tacos e teto de madeira. Possui arcaz de pau-santo, com nove gavetões, com ferragens de latão recortado e vazado, encimado por espaldar, rematado em entablamento e contendo três painéis pintados, figurando Cristo e São João, Nossa Senhora da Conceição e um Santo Mártir. Amplo lavabo definido por arco de volta perfeita sobre pilastras, circunscrevendo espaldar retangular definido por colunas torsas embebidas, sustentando entablamento encimado por falso frontão semicircular, ornado de elementos volutados; ao centro possui bica ladeada por motivos vegetalistas. Ao centro da sacristia existe ainda bufete de pau santo, decorado de tremidos e ondeados, com gavetas laterais e pernas e travejamentos formando bolachas.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; pilastras, frisos, cornijas, pináculos, cruz e molduras dos vãos em cantaria basáltica; registo de azulejos; portas de madeira; pavimento em soalho e tacos de madeira e em cantaria; retábulos de talha policroma e dourada; pilares, bacia dos púlpitos, arcos, pias de água benta e outros elementos em cantaria basáltica; guarda dos púlpitos, arcaz e bufete em pau santo; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO. *1 - Gonçalo Velho Cabral, fidalgo nomeado por D. Afonso V no cargo de Contador, foi o primeiro a exercê-lo em todas as ilhas deste arquipélago. *2 - Segundo João Soares de Medeiros, a Igreja de Relva terá sido inicialmente um templo particular, pertencente ao Contador Martim Vaz, e só mais tarde transformada em paróquia, que já estava instituída antes do ano de 1526; nela teria havido sacerdotes a título privado, que celebravam missa e ministravam os sacramentos à família do referido Contador e aos demais habitantes da Relva. *3 - o painel estaria rodeado por esgrafitados na massa, atualmente escondidos pelo reboco (SIMÕES, p. 122). *4 - representavam vários santos, entre os quais se reconhece São Francisco, São Vicente Ferrer, Santo António e São Bento.