Chalet ecléctico. Define a tipologia do chalet que posterior e consequentemente (pelo carácter ilustre da proprietária) se difundirá no Monte Estoril
De planta rectangular irregular, à qual adossam, do lado O. dois corpos, um deles poligonal, e outro, rectangular - correspondente à piscina -, o edifício apresenta volumetria escalonada e cobertura efectuada por telhados a 2 águas perfuradas por trapeiras e em coruchéu octogonal. Exibe panos de muros em reboco pintado com cunhais de cantaria e abertura de vãos de verga recta com emolduramento simples de cantaria (limitado à verga e ao parapeito no que respeita a janelas de peito). Dada a implantação da habitação de molde a acompanhar o declive do terreno (orientação N.-S.) reconhece-se alçado principal a S., composto por 4 pisos (um, ao nível da cobertura), sendo os inferiores, articulados com amplas galerias que se prolongam a parte do alçado E. (pelo qual se acede, por meio de lanço recto de escadas contíguas ao alçado, à galeria do 1º andar) e servem de terraço ao 3º piso, guarnecido com guarda metálica em ferro forjado - a do piso térreo é rasgada por vãos curvos e a do piso superior, suportada por colunas de cantaria, exibe o mesmo modelo de guarda metálica observado no piso superior. Do lado E., regista-se, no 1º andar, num corpo avançado relativamente à restante fachada, uma bow-window de 3 panos de cantaria animados por janelas de peito. O edifício é superiormente rematado por telhado de abas, suportado por asnas e cavaletes de madeira. (*1).
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira
Observações
* 1 : não foi ainda possível observar o interior ou ter acesso a alguma informação que permita compreender a sua organização.