Arquitetura educativa e arquitetura de segurança, do séc. 20. Escola primária do projecto-tipo Adães Bermudes, de uma sala e uma residência, de planta retangular composta por três volumes escalonados, o lateral esquerdo mais alto e de dois pisos, destinado à residência do professor, o central com sala de aula e o lateral direito, com vestíbulo, desenvolvendo-se o alpendre do recreio coberto na fachada posterior. A fachada principal é rasgada por vãos em arco abatido, com moldura de aduelas calçadas, simples, em tijolo, e pedra de fecho e parte superior das ombreiras em cantaria. O pano esquerdo tem dois registos separados por friso, o central tem três amplas janelas que permitiam a iluminação unilateral da sala de aula e o pano direito termina em empena de cornija truncada por sineira de uma ventana, retangular, com sino. O posto da guarda tem planta retangular e evolui em dois pisos, rasgados regularmente por vãos retilíneos, sem molduras.
Planta em U irregular, composta pelo antigo edifício da escola primária, por um corpo retangular que prolonga a SO. parte da zona posterior da escola e um outro mais pequeno, correspondente à garagem, disposto no topo a NO.. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas no edifício da escola e de duas nos restantes, rematados em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco e terminadas em cornija de betão, percorridas por algerozes metálicos. A fachada principal vira-se a NE., tem embasamento de cantaria, integrando frestas de arejamento, gradeadas, e desenvolve-se assimetricamente, em três panos, os laterais levemente salientes, rasgados por vãos em arco abatido, com aduelas calçadas, simples, em tijolo, com pedra de fecho saliente em cantaria e parte superior das jambas também em cantaria; a caixilharia forma bandeira superior. O pano lateral direito termina em empena de friso e cornija, assente em falsas mísulas, truncada por sineira de uma ventana, retangular, com sino, rematada por telheiro de quatro águas com aba corrida de madeira e pináculo cerâmico vazado; é rasgado pelo antigo portal principal, em arco abatido, encimado por lápide metálica inscrita. No pano central, correspondente à antiga sala de aula, rasgam-se três amplas janelas com peitoril de cantaria. O lateral esquerdo, de dois pisos, separados por friso de cantaria, é rasgado no piso superior por janela de peitoril de desenho semelhante às anteriores, mas mais estreita; ao primeiro piso adossa-se pequeno corpo retangular, rasgado a N. por portal e a NE. por ampla janela, iguais às restantes. Fachadas laterais e a posterior com faixa pintada a cinzento e rasgadas por janelas sem moldura e com estores. A fachada lateral esquerda tem três corpos; o pequeno é rasgado por janela de peitoril, sem moldura, e o da antiga escola, de dois pisos igualmente separados por friso de cantaria, é rasgado ao nível do segundo piso por cinco frestas longilíneas, as três centrais juntas. O corpo construído no seu prolongamento, mais avançado e também de dois pisos, é rasgado por cinco eixos de janelas de peitoril e, a NE., por uma porta. Fachada lateral direita da antiga escola cega e a fachada posterior do antigo alpendre rasgada irregularmente por seis janelas de peitoril; a ala do corpo prolongado, é rasgada regularmente, tendo no piso térreo porta de verga reta, protegida por alpendre, e duas janelas de peitoril e, no segundo piso, três outras janelas. O corpo da garagem é rasgado por amplo portão retilíneo.
Materiais
Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; placas de betão; embasamento da frontaria, frisos, peitoris, zona superior das ombreiras e fecho dos vãos, em cantaria de granito; aduelas calçadas em tijolo; peitoris dos vãos do posto em mármore; portas, portadas e caixilharia de madeira e alumínio; vidros simples; cobertura de telha; algerozes metálicos.
Observações
*1 - O programa preliminar do projeto estabelecia que: deveriam ser apresentadas peças desenhadas à escala 1/100, memória descritiva e justificativa, medição e orçamentos. Era apresentada uma listagem de áreas que contemplava um vestiário, uma ou mais salas de aula, pátio com recreio coberto, habitação do professor e instalações sanitárias; requeria-se dimensões para o máximo de 50 alunos por sala, na razão de 1,25 m2 por aluno, sendo o pé direito de 4 m a 4.5 m; os pavimentos, de madeira, teriam de ser elevados de 1,5 m acima do terreno exterior; quanto à iluminação natural, excluíram-se as entradas de luz pelo teto e exigiam-se janelas retangulares. Considerando-se a hipótese de escolas mistas, tornaram-se obrigatoriamente independentes as salas de aulas, os sanitários e as habitações dos professores e as entradas e vestíbulos. Nas condições especiais do programa determinava-se que os projetos considerassem três tipos diferentes de edifícios: escolas com uma sala, para 50 alunos, e habitação para um professor (só rapazes ou só raparigas); escolas de duas salas para 100 alunos (só para rapazes ou só raparigas) com habitação para professor e ajudante; escolas mistas, com duas salas, para 100 alunos, com duas habitações para os professores e ajudantes respetivos; como limite para a base orçamental dos edifícios indicava-se 40$000 / aluno, especificando-se que a este preço correspondiam alicerces a 1,50 m de profundidade; recomendava-se pela primeira vez que cada tipo de edifício, viesse a ser construído de acordo com as técnicas e materiais próprios de cada zona do país, considerando-se sete regiões: Minho e Douro, Trás-os-Montes, Beiras, Estremadura, Alentejo, Algarve e Ilhas Adjacentes. *2 - O seu projeto tinha as seguintes características: salas de aula térreas, com três grandes janelas abertas para a fachada principal assegurando boa entrada de luz natural e arejamento suficiente; sanitários bem articulados com a sala, sendo possível o seu acesso circulando pelo recreio coberto; o vestíbulo (nalguns casos adaptado e com utilização diferente) permitia que se organizasse uma zona para cuidados de higiene dos alunos (desparasitação, etc.); casa do professor desenvolvida em dois pisos e sótão, com entradas e janelas sempre sobre a fachada principal; nas escolas com duas salas, a habitação ocupava a parte central do conjunto; o projeto não incluía desenhos de mobiliário escolar, que seria providenciado pelas Câmaras Municipais.