Convento franciscano maneirista, com igreja de planta longitudinal, de nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, com edifício conventual desenvolvido à direita, com um claustro quadrangular, e sacristia adossada à fachada lateral esquerda da igreja e Casa do Despacho rococó, neste mesmo lado. Fachadas com cunhais apilastrados, percorridas por embasamento e rematadas por friso e cornija. Na principal, igreja terminada em empena e rasgada por portal de verga recta entre pilastras, encimada por nicho de frontão triangular, ladeado por duas janelas de frontão curvo e peitoril sobre mísula, formando três eixos; convento de dois pisos separados por friso, rasgados por janelas de peitoril e caixilharia de guilhotina e janelas de sacada; e Casa do Despacho de dois pisos e três panos, de vãos em arco abatido e brasão da Ordem. Fachada lateral e posterior do convento de 3 pisos com janelas de guilhotina. Interior da igreja com tectos de madeira, nave com coro-alto, púlpitos, duas capelas confrontantes e dois retábulos laterais de feitura novecentista e retábulo-mor neoclássico. Claustro com arcada de arcos plenos sobre pilares no 1º piso e colunata toscana assente em muro ritmado por plintos no 2º.
Planta irregular composta por: 1) igreja central, de planta longitudinal de nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, com sacristia adossada à fachada lateral esquerda e torre sineira quadrada meia adossada à fachada posterior; 2) convento disposto a O., com claustro quadrangular central, e fachadas posteriores formando U; 3) e antiga casa do Despacho, rectangular, adossada à fachada lateral E. da igreja integrando pátio quadrado. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja, sacristia e zonas do claustro, de três na casa do Despacho e de quatro no convento e torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com pilastras toscanas nos cunhais, as da igreja encimadas por pináculos piramidais, e as do convento em aparelho almofadado, percorridas por embasamento de granito, que nas fachadas laterais do convento e torre sineira é bastante alto em cantaria almofada, e rematadas por friso, ritmado por argolas de ferro, e cornija. IGREJA: Fachada principal virada a N., sensivelmente avançada em relação ao conjunto conventual, terminada em empena, de friso e cornija telhada, com cruz na empena. Portal de verga recta entre pilastras toscanas, assentes em bases altas, suportando friso e frontão triangular de volutas interrompido por elemento fitomórfico; tímpano em cantaria esculpida com ornatos vegetalistas e cartela central com cruz e sudário; no eixo do portal, dispõe-se, interligado a este por avental sobreposto de vieira, nicho contendo uma Pietá, com abóbada em concha, entre pilastras e aletas volutadas, que suportam friso e frontão triangular, moldurado, rematado por pequenos elementos e pináculos. Ladeia o nicho, dois janelões, gradeados, com peitoril avançado assente em duas mísulas e encimadas por frontão curvo. Fachada lateral esquerda da nave rasgada por três janelas de capialço. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com janelas e vãos encimados por sanefas de talha branca, beje e dourada. Nave com coro-alto de madeira, assente em pilastras toscanas, com balaustrada também de madeira, acedido pelo lado da Epístola, com cadeiral disposto em U, de espaldar alto seccionado por pilastras coroadas por pináculos, tendo ao centro maquineta com imagem e, no lado do Evangelho, órgão positivo de armário. No sub-coro, corre a toda a largura guarda-vento de madeira envidraçado, tendo, ladeando o portal, duas pias de água-benta rectangulares gomeadas com espaldar recortado e, no lado do Evangelho baptistério, com vão de arco pleno de chave ressalvada, sobre pilastras, e interior percorrido por silhar de azulejos modernos azuis e brancos; pia baptismal circular e na parede painel representando o Baptismo de Cristo. Nave rasgada por três janelas de capialço de cada lado, as da Epístola cegas. No lado do Evangelho, porta de verga recta acede a capela lateral, com silhar de azulejos azuis e brancos, figurando cenas da Paixão de Cristo, e retábulo em talha beje e dourada, de planta recta e um eixo circunscrito por pilastras e colunas coríntias, contendo, no nicho central, Cristo na cruz; Remate em frontão semicircular, interrompido na parte inferior; pavimento de lajes integrando lápide sepulcral de D. Lourenço Correia de Sá, bispo do Porto, e cobertura em falsa abóbada de berço com trabalhos de estuque. Fronteira à capela, idêntico vão liga ao convento. Sensivelmente a meio da nave dispõem-se dois púlpitos confrontantes, de base pétrea quadrangular sobre mísula volutada, guarda de madeira pintada de branco, azul e beje, com elementos fitomórficos e, na face frontal, o emblema da Ordem em cartela ( no lado do Evangelho ) ou Agnus Dei ( no da Epístola ); têm acesso por escada rasgada no interior da caixa murária e por portas de verga recta. Seguem-se-lhes, duas capelas laterais também confrontantes, em vão de arco pleno entalhado e pintado com elementos fitomórficos, com retábulos de talha policroma, de planta recta e um eixo, ambos dedicados à Virgem - Nossa Senhora da Conceição ( Evangelho ) e Nossa Senhora do Rosário de Fátima ( Epístola ). Arco triunfal pleno sobre pilastras toscanas, com teia, e encimado por sanefa. Ladeia-o retábulos colaterais, postos de ângulo, de planta recta e um eixo, dedicados a São José ( Evangelho ) e Santo António ( Epístola ). Capela-mor com silhar de azulejos modernos, de padrão azul e branco, rasgada lateralmente por janelas e com mísulas contendo imaginária. Sobre supedâneo, retábulo-mor de talha branca e dourada, de planta recta e três eixos divididos por colunas coríntias com o terço inferior do fuste liso e decorado com festões relevados, assentes sobre plinto alto. Tribuna central de volta perfeita, com o fundo e cobertura pintados de azul, contendo trono de cinco degraus; lateralmente, duas mísulas. Remate em tabela flanqueada por pilastras e remate em cornija volutada, surgindo, sobre os eixos laterais urnas. Na base destes, duas portas de acesso à tribuna a ladear altar em forma de urna, sobre o qual assenta sacrário de talha dourada. Pavimento em lajes de granito e cobertura da nave e capela-mor em falsa abóbada de berço, de madeira, pintada de azul, sobre cornija pétrea, tendo nesta última emblema da Ordem pintado. Sacristia ampla, com arcaz de madeira encimado por peanha com Cristo na cruz; numa das paredes laterais tem armário embutido em vão de verga recta, decorada por pomba do Espírito Santo, e ângulos recortados; frontalmente, lavabo de espaldar rectangular ornado por duas flores-de-liz e grande vieira; tecto em madeira. CONVENTO: Fachada principal de dois pisos separados por friso, tendo no 1º, no topo esquerdo, portal de arco pleno sobre pilastras, seis janelas molduradas com caixilharia de guilhotina, uma delas desalinhada, e um outro portal, de verga recta e bandeira superior; o 2º piso tem fenestração regular, com três módulos de dupla janela de sacada única, dispostos nos topos e centro da fachada, intercalados por duas janelas iguais às do piso inferior. Fachada O. bastante comprida, de dois / três pisos consoante o pendor do terreno, separados por friso, sendo o 1º na zona do embasamento rasgado por porta de verga recta entre duas janelas; os pisos superiores têm janelas de guilhotina, tendo algumas do 1º gradeamento em papo de rola e, sobre a porta, uma janela de sacada à face, e as do 2º piso com peitoril avançado sobre mísulas; no topo N. abre-se nicho de vão em empena, moldurado, encimado por cornija e tendo avental inferior, albergando imagem de Nossa Senhora....? Esta fachada possui ainda, descentrado, corpo rectangular avançado, todo em cantaria e escalonado nas faces laterais. As restantes fachadas do convento têm alambor, com aparelho almofadado ou em "mixtum vittatum" nas faces internas do U, e as janelas, do mesmo tipo, apresentam ritmos variados, sendo algumas maiores que outras, e por vezes interligam-se à cornija do remate. INTERIOR: dependências percorridas por silhar de azulejos modernos, de padrão azul e branco, tendo, normalmente, pavimento de jajes graníticas no 1º e em cerâmica no 2º, e tectos de madeira. Claustro de dois pisos, com arcada composta de sete arcos plenos sobre pilares quadrangulares no 1º e colunata toscana assente em muro ritmado por plintos no 2º. Quadra ajardinada com canteiros de buxo e fonte central de tanque quadrilobado. A ligação entre os pisos faz-se por duas escadarias de cantaria. Destaque para uma das portas de ligação à igreja, de verga recortada superior e lateralmente, onde forma brincos compridos, ladeada por pequeno nicho de arco pleno com porta esculpida com um gomil. Antiga CASA DO DESPACHO: Fachada principal de dois pisos separados por friso e pilastras demarcando três panos. No central, rasgam-se duas portas enquadradas por janelas baixas, todas com moldura de granito em verga de arco abatido e janelas com gradeamento de ferro pintado de verde; no 2º piso sobrepõem-se-lhes quatro janelas de peitoril e caixilharia de guilhotina, pintada de branco. No pano direito, o do pátio, rasga-se porta de verga abatida, com portão de ferro pintado de verde, ornamentado com enrolamentos e remates em flor. O registo superior é dominado pela pedra de armas da Ordem Terceira envolvida por exuberante composição de folhagens, com acantos, volutas e auriculares, enquadrada por moldura de lanços arqueados, tendo na base enrolamentos de volutas e remate pontiagudo, formando falso frontão que interrompe a linha do telhado.
Materiais
Estrutura de cantaria granítica e rebocada de branco; molduras dos vãos, pilastras, base dos púlpitos, pia baptismal e pias de água-benta, escadas e outros elementos em granito; guarda vento em madeira envidraçada; retábulos, sanefas e guarda dos púlpitos em talha policroma; silhares de azulejos; portas, caixilharia das janelas, coro-alto e outros elementos em madeira; pavimento em lajeado de granito, cerâmico, de madeira e marmorite; cobertura interior em madeira; trabalhos de estuque; gradeamentos em ferro; cobertura exterior de telha.
Observações
Existe a lenda da existência de um túnel que ligava o Convento da Ordem Terceira de São Francisco, na margem direita do Douro, ao Convento de Barrô, actualmente um casarão arruínado, na margem esquerda do mesmo, por onde os frades iam ter com as freiras. Aquando da extinção do convento, em 1834, a sua biblioteca possuía um bom espólio literário, com mapas da Europa, de França e outros países, 290 volumes de diferentes Bíblias, 452 volumes de teologia em muitas línguas, 234 volumes de Sarmonários, 185 livros de Direito, 266 de História e literatura, 251 de Moral, etc, etc.