Igreja paroquial quinhentista e barroca, de planta retangular, de nave única, capela-mor com acesso à sacristia, púlpito e capelas laterais, construção característica da arquitectura quinhentista rural alentejana. A decoração dos altares laterais e os frescos da capela-mor, conferem-lhe atributos da arte barroca de setecentos.
Planta retangular composta por nave e capela-mor com acesso à sacristia no lado da Epístola. Volumes escalonados com cobertura diferenciada em telhado de uma água ( sacristia ) e de duas águas no restante edifício. Na fachada principal, orientada a O., é antecedida por um pequeno adro, parcialmente ocupado por casario edificado em data recente, onde sobressai a luneta que encima o portal, de características simples e linhas rectas, e a empena triangular sobrepujada pelo campanário com sino. Os alçados laterais são rasgados por duas frestas de iluminação interior. O alçado lateral N. é rasgado por um pequeno vão que dá acesso ao interior da nave. A articulação entre o espaço interior e exterior é bastante desnivelada, sendo o interior mais baixo em virtude dos três degraus existentes vão de entrada. INTERIOR: espaço diferenciado entre a nave rectangular e a capela-mor quadrangular; nave com cobertura em abóbada de berço quebrado, em cujos alçados laterais, parcialmente recobertos de azulejos, se abrem três altares consagrados a Nossa Senhora do Rosário ( lado do Evangelho ), a Santo António e ao Santo Cristo Crucificado ( lado da Epístola ). A capela-mor, antecedida por um arco redondo, com cobertura em abóbada de arestas salientes, decorada a fresco com motivos florais e naturalistas. Altar-mor simples, de linhas rectas, encimado por três nichos com as figuras de São Pedro, São Brás e São Gregório Magno. Um pequeno vão, no lado da Epístola, dá acesso à sacristia, de planta rectangular, em cujo alçado O. se encontra um pequeno altar com nicho, onde se enquadra a figura de São Brás.
Materiais
Alvenaria de pedra e tijolo, caiada, telha de canudo na cobertura exterior, pavimento de mosaicos, altares e púlpito em mármore branco e alçados interiores recobertos parcialmente de azulejos.
Observações