Passos da Via Sacra barrocos, integrados nas fachadas das ruas públicas do centro da vila com construção e decoração características do período barroco enriquecidas com as cores tracicionais alentejanas adicionadas à cal. De destacar a decoração e pintura das fachadas e as pinturas murais que decoram o interior.
Conjunto de 4 passos integrados nas fachadas de edifícios *1. PASSO 1: planta longitudinal, de espaço único; cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal, orientada a N., de portal simples emoldurado, rematada por um frontão com enrolamento, centrando uma tabela floral de relevo o monograma da entidade religiosa "SPQR". Interior: espaço rectangular coberto por abóbada de berço, decorada com pinturas de modelo adosselado e de sanefas com medalhão octogonal ao centro com a coroa de espinhos e os símbolos do martírio de Cristo; altar escalonado em degraus, tendo no superior a imagem de Santa Maria Madalena. PASSO 2: planta longitudinal, de espaço único; cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal, orientada a NE., de portal simples, composta de pilastras meio salientes e rematada por empena com enrolamento, centrando uma coroa de espinhos e o sinal da cruz ladeada pelo cronograma. Interior: espaço rectangular coberto por abóbada de berço quebrada, decorada a fresco com o emblema do Calvário; alçados laterais igualmente decorados a fresco com motivos florais e geométricos; altar escalonado. PASSO 3: planta longitudinal, de espaço único; cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal, orientada a O., de portada de arco redondo, rematada por frontão interrompido de enrolamento, centrado por uma placa quadrangular com um medalhão contendo o sinal da cruz sobre um anjo alado. Interior: espaço rectangular coberto por abóbada de berço; altar escalonado em dois pisos, encimado por uma tela com a cena "Encontro de Jesus com a Virgem Maria"; PASSO 4: planta longitudinal, de espaço único; cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal, orientada a E., de portal adintelado, meias pilastras e empena de abas, rematada por frontão de enrolamento, centrado por uma placa quadrangular com um medalhão contendo igualmente o sinal da cruz. Interior: espaço rectangular coberto por abóbada cupular, decorada com elementos místicos; altar escalonado em degraus, tendo no superior a imagem do Senhor Jesus dos Passos.
Materiais
Alvenaria de pedra, caiada, nas fachadas, telha de meio canudo na cobertura exterior e pavimentos em ladrilho
Observações
*1 - Existe um 5º Passo, situado na R. 5 de Outubro, integrado em património particular e completamente descaracterizado e alterado na sua decoração e função.