Arquitectura religiosa, maneirista. Igreja paroquial cuja planimetria, a composição, os contrafortes rematados por pináculos e os arcos diafragma são elementos característicos da popularização das formas maneiristas no Baixo Alentejo. Sede de paróquia rural, possui um vincado carácter popular, em que sobressaiem as notas mais apuradas, já de feição erudita, das pinturas murais (brutescos) e da azulejaria.
Planta longitudinal, escalonada, composta pela nave e capela-mor, a que se adossam, do lado do Evangelho, a capela de São Miguel, o baptistério, duas salas de arrumos e a sacristia com acesso à capela-mor; volumes articulados, cobertura diferenciada em telhado de duas águas na capela-mor e capela de São Miguel (mais baixas). No ângulo SO. adossa-se a torre sineira, de planimetria quadrangular, com cobertura em coruchéu. Fachada principal orientada a O., de um só pano com portal de cantaria sobrepujado por janela de cantaria, empena triangular ladeada por pirâmides em acrotérios e gárgulas e rematada por cornija e acrotério central com cruz. Na continuação do pano da fachada adossa-se a capela de São Miguel, em cuja parede, rematada por beirado e com pirâmide no ângulo NO., se rasgam um nicho e um registo das Almas do Purgatório. Torre com dois pisos delimitados por cornija, olhais com arcos de volta perfeita, rematada por cornija com coruchéu de cobertura e pirâmides nos quatro ângulos. Alçado N. de três panos separados por contrafortes, entre os quais se rasgam dois vãos de acesso às arrecadações da igreja; no ângulo NO. destaca-se o volume da capela de São Miguel, de um só pano rematado por empena triangular com pirâmides nos acrotérios e acrotério central, mais diminuto, com cruz; no ângulo SO., ligeiramente recuado, sobressai o volume da sacristia, de um só pano, cego. Alçado E. de um só pano, rematado por empena triangular, ladeada por acrotérios e com acrotério central, mais diminuto, com cruz, que se prolonga para N., acompanhando a cobertura da sacristia; fresta central. Alçado S. de cinco panos, separados por contrafortes; no primeiro pano, rematado por uma grelha de tijoleira, rasga-se a porta de acesso à torre; no segundo pano, a porta lateral; no quarto pano, uma fresta de iluminação. Os quatro últimos panos são rematados por beirado. Interior: nave de cinco tramos, separados por arcos diafragma ogivais que suportam a estrutura de madeira com forro em que assenta o telhado. Na parede da nave do lado do Evangelho rasgam-se, a partir da entrada: no primeiro tramo, a capela de São Miguel, com acesso por arco de volta perfeita assente em pilastras, coberta por abóbada de berço e separada da nave por teia de madeira, com altar em alvenaria com frontal de azulejaria, nicho e decoração em estuques; no segundo tramo, o baptistério, com acesso por arco de volta perfeita e separado da nave por grade de madeira e cobertura com forro de madeira, pia baptismal em cantaria; no terceiro tramo, rasga-se o púlpito, assente em mísula de alvenaria e com balaustrada de madeira. Do lado da Epístola, no primeiro tramo, arranca a escada de acesso à torre; no segundo tramo, rasga-se o portal lateral; no quarto tramo, uma fresta. Na parede do topo da nave abre-se o portal principal, sobrepujado por janelão. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras, ladeado por altares com retábulos de talha policromada e dourada. Capela-mor, mais estreita que a nave, coberta por abóbada de berço, com altar de alvenaria com retábulo de talha policromada e dourada; vestígios de pintura mural com motivos de brutescos na ousia, ocultos pelo retábulo; nas paredes laterais rasgam-se portas de acesso à sacristia e à arrecadação.
Materiais
Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas; suporte da cobertura com estrutura e forro de madeira; azulejos; trabalhos de estuque.
Observações