Quinta residencial ecléctica de linguagem clássica, de planta rectangular, com frontaria de corpos laterais formando torres e corpo central sensivelmente mais recuado e baixo, a destacar-se na paisagem, com fenestração regular de vãos com bandeira superior moldurada, tendo o interior completamente remodelado devido à adaptação a Lar.
Edifício de planta rectangular de três pisos, com corpo rectangular, de dois pisos, sobrelevado, adossado perpendicularmente ao centro da fachada NO. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas. Fachadas, rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento avançado e cornija saliente. Fachada principal voltada a SE. marcada por três corpos, sendo o central recuado e mais baixo, apresentado no primeiro piso portas rectangulares com bandeira moldurada, no segundo piso janelas de sacada, as centrais rectangulares, com a bandeira moldurada e as laterais, triplas sobre mísulas, e bandeira em arco pleno, molduradas por cornija. O terceiro piso tem janela de sacada am arco pleno, com cornija moldurada, nos corpos laterais, e no central, sobre faixa com inscrição "LAR CERQUEIRA GOMES", janelas de peitoril rectangulares com bandeira moldurada. Interligando os vãos do 1º e 2º piso, do corpo central, surgem almofadas prismáticas e as do 2º e 3º piso, dos corpos laterais, almofadas rectangulares molduradas. Fachadas laterais semelhantes, com fenestração regular, composta por janelas rectangulares, com bandeira moldurada e parapeito saliente; apresenta nos pisos inferiores portas de verga recta, com bandeira moldurada, acedendo-se à do segundo piso, no lado NE. por escadaria dupla de dois lanços com pilastras nos arranques e grade de ferro forjado. Fachada NO., parcialmente encoberta por corpo adossado com portas e janelas rectangulares, apresenta portas rectangulares, com bandeira moldurada, no segundo piso e janelas rectangulares, com bandeira moldurada e parapeito saliente, ao nível dos segundo e terceiro pisos. INTERIOR rebocado e pintado a beije, a branco e revestido de azulejos, com átrio central de comunicação com as diversas dependências e donde arranca vão de escadas com acesso aos restantes pisos. No primeiro piso distribuem-se as arrecadações, cozinha e refeitório, e nos superiores quartos, salas de convívio e lavabos. Tectos rebocados e pintados de branco.
Materiais
Estrutura em cantaria, com paramentos rebocados e pintados, com molduras e parapeitos dos vãos em granito e cimento, cobertura em madeira telhada, paramentos interiores rebocados e pintados e revestidos de azulejos, pavimentos cimentados, com mosaico cerâmico, marmorite e tacos de madeira, tectos rebocados e pintados, escadas em madeira e em pedra com parapeito em madeira e em ferro, portas de madeira, janelas envidraçadas, parapeito de varandas em ferro.
Observações
*1 - A Quinta do Paraiso, como se chamava inicialmente, foi a residência de António José Gomes, tendo transitado para a posse da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez por herança do irmão deste, Joaquim Cerqueira Gomes, em 1929.