Igreja paroquial de construção medieval, de que subsiste parte da estrutura, os cachorros da fachada norte, estes já com uma feição tardia, podendo apontar para o séc. 14, e o arco triunfal muito baixo e assente em impostas bastante salientes, remodelada em quinhentos, com a sua provável ampliação, feitura de novo portal axial e da porta travessa dintelada. No séc. 17, são rasgadas novas fenestrações e adossada a Capela do Senhor dos Passos, tendo, no final do séc. 18 ou início do 19, nova obra, com a construção do coro-alto, abertura do janelão do coro, como o sugere o seu perfil abatido. A torre sineira, provavelmente de seiscentos, sofre uma ampliação em data mais recente, provavelmente já no séc. 20. É de planta poligonal irregular composta por nave, capela-mor e anexos adossados a ambos os lados e torre sineira no lado sul. Tem coberturas interiores diferenciadas, em falsas abóbadas de berço abatido em madeira, a da capela-mor ornada por caixotões, datáveis do séc. 18, alternados com outras de feitura mais tardia, e é iluminada unilateralmente por janelas retilíneas em capialço. Torre sineira com dois registos, o inferior talvez seiscentista, a que foram acrescentadas ventanas mais elevadas e um remate bolboso. Fachada principal rematada em empena, com os vãos rasgados em eixo, composto por portal de volta perfeita e com a moldura formada pelas aduelas e janelão de perfil abatido. As fachadas apresentam remates em cornijas de cantaria, o lado norte assente em cachorros, a do lado sul com porta travessa. Interior com coro-alto e tribunas laterais, púlpito no lado do Evangelho e capela lateral adossada, seiscentista, com retábulo de talha maneirista e teto de apainelados pintados com a Passos da Paixão. Os retábulos colaterais e o mor são de talha barroca nacional.
Planta poligonal irregular, composta por nave, capela-mor mais estreita, anexos adossados ao lado esquerdo, e sacristia e torre sineira adossadas ao lado direito, de disposição horizontal e volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de uma, duas e quatro águas, rematadas em beiradas simples, sendo em coruchéu bolboso na torre sineira, rebocada e pintada de branco. Fachadas em cantaria de granito aparente, exceto o registo superior da sineira, rebocado e pintado de branco, percorridas por socos de cantaria e rematadas em friso e cornija na fachada principal e em cachorrada na lateral esquerda; todas as janelas estão protegidas por grades em ferro. Fachada principal virada a ocidente, rematada em empena com cruz latina no vértice, e rasgada por portal de volta perfeita com a moldura formada pelas aduelas do arco e encimada por janelão de perfil abatido e moldura saliente. No lado direito, a torre sineira, de dois registos definidos por frisos e cornijas, o inferior flanqueado por cunhais apilastrados, rasgada, na fachada posterior, por porta acedida por dois lanços de escadas em cantaria e guarda em ferro; no segundo registo, ventanas de volta perfeita, rematando a estrutura em frisos e cornijas com pináculos nos ângulos, e mostradores do relógios nas faces laterais. Fachada lateral esquerda marcada pelos vários corpos anexos, tendo, no da capela, janela retilínea e porta na face posterior do anexo. A fachada lateral direita é rasgada, no corpo da nave, por porta travessa dintelada e fresta em capialço, surgindo uma segunda janela no corpo da capela-mor; surge, ainda, uma porta elevada, junto ao patamar do primeiro lanço de escadas da sineira, de acesso ao coro-alto. O corpo anexo tem janela e porta de verga reta na face posterior. Fachada posterior rematada em empena cega, com cruz no vértice. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão policromo, de colocação recente, a nave com cobertura em falsa abóbada de berço abatido, em madeira, reforçada por tirantes metálicos e assente em cornijas de cantaria; pavimento em lajeado de granito. Coro-alto e tribunas laterais formam um U, sustentados por pilares e colunas toscanas, e com guardas vazadas com decoração geométrica; a tribuna do Evangelho tem acesso por escadas e, a do lado oposto, pelo exterior. A porta travessa está ladeada por pia de água benta, em cantaria de granito, embutida no muro. No lado do Evangelho, um vão de volta perfeita acede ao batistério, saliente, ao qual se sucede um confessionário embutido na parede e o púlpito, quadrangular, com guarda de madeira torneada, pintada e acesso por porta de verga reta, a partir do anexo. Ainda no lado do Evangelho, a Capela da Irmandade dos Passos, profunda, com acesso por arco de volta perfeita, assente em impostas, tendo cobertura concêntrica em madeira, formando caixotões pintados com Passos da Paixão de Cristo que centram o medalhão, representando a "Ressurreição de Cristo". Na parede, retábulo de talha, ladeado por duas maquinetas com imaginária. No lado da Epístola, nicho de volta perfeita, contendo imaginária. Arco triunfal de volta perfeita, bastante baixo e assente em impostas salientes, flanqueado por capelas retabulares colaterais, dedicadas a Nossa Senhora de Fátima (Evangelho) e ao Sagrado Coração de Jesus (Epístola). Sobre o arco, painel de azulejos figurativo, azul e branco, representando a "Última Ceia". Capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço abatido, de madeira a formar caixotões pintados com motivos marianos, assente em friso pintado do mesmo material. Mesa de altar em cantaria de granito composta por dois pilares e tampo simples. Sobre supedâneo, o retábulo-mor de talha dourada, de corpo reto e dois eixos definidos por seis colunas torsas e ornadas por pâmpanos, e duas pilastras exteriores, que se prolongam superiormente em três arquivoltas unidas por aduelas no sentido do raio, algumas com figuras híbridas encarnadas, e painéis de acantos, formando o remate; o fecho possui cartela volutada, com símbolo mariano. Ao centro, ampla tribuna de volta perfeita, com boca decorada por motivos fitomórficos e rendilhada, contendo trono expositivo e cobertura em caixotões com símbolos marianos. Cada um dos eixos laterais é formado por apainelados pintados por elementos fitomórficos, que enquadram mísulas com imaginária. Sacrário envolvido por acantos e cruz lenhosa.
Materiais
Estrutura em alvenaria e cantaria de granito aparente, rebocada e pintada no interior e na zona superior da torre sineira; modinaturas, escadas, pavimentos, pia batismal, arco triunfal, cruzes, pia de água benta, cornijas, cachorros em cantaria de granito; grades das janelas em ferro; portas, coberturas, guarda do coro-alto e tribunas, confessionário e mobiliário em madeira; silhares de azulejo; retábulos e púlpito em talha; cobertura exterior em telha cerâmica.
Observações