Portal de Cidadania

Capela de São João, na Levada de São João

Capela de São João, na Levada de São João

O ponto de interesse Capela de São João, na Levada de São João encontra-se localizado na freguesia de Calheta no municipio de Calheta e no distrito de Ilha da Madeira (Madeira).

Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta longitudinal simples, com fachada principal terminada em empena, rasgada por portal de arco de volta perfeita assente em pilastras e enquadrado por outras pilastras que suportam friso e cornija. Interior em ruína.

Planta longitudinal simples de uma só nave, sem cobertura. Fachadas em alvenaria de pedra rebocada. Fachada principal voltada a SO. terminada em empena e rasgada por portal de arco de volta perfeita, de fecho saliente, assente em fuste côncavo, com base decorada por uma flor, enquadrado por pilastras que suportam friso e cornija, tendo ainda os seguintes salientes em ponta de diamante, tudo em cantaria regional; no intradorso do arco, possui ao centro inscrita a data de 1769. Fachadas laterais cegas, tendo a virada a NO. gárgula de cantaria. Fachada posterior terminada em empena encostada à vertente da encosta. INTERIOR simples e em completa ruína, com pavimento de cantaria.

Materiais

Estrutura de alvenaria de cantaria regional, reobocada, com portal e pavimento em cantaria.

Observações

*1 - Segundo artigo publicado no Diário de Notícias, o recheio da capela era constituído por talha, um retábulo e imaginária (Turismo Explica Capela, Diário de Notícias, 11 Abril 1996).