Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

ODS devem traduzir-se em acções concretas e adaptadas às necessidades dos territórios

15/10/2021

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou ontem, dia 14 de Outubro, no Seminário “Dia da Sustentabilidade: limpeza verde e serviços circulares”, organizado pela ´EFCI - European Cleaning and Facility Services Industry´.

Na ocasião, Ricardo Rio sublinhou que os Objectos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) devem ser encarados como prioritários, adiantando que o Comité das Regiões tem trabalhado lado-a-lado com os governos locais e regionais de toda a Europa no esforço de aproximar dessa forma a Agenda 2030 dos territórios, dos indústria e dos cidadãos.

“Os ODS precisam de ser traduzidos em políticas e acções concretas que devem ser adaptadas às especificidades e necessidades territoriais, bem como a diferentes indústrias e sectores”, afirmou, saudando o compromisso assumido pela EFCI em contribuir para os ODS, particularmente nas áreas da saúde, saneamento, emprego, direitos laborais e igualdade de género: “Têm nas mãos o importante papel de continuar a fornecer serviços essenciais ao mesmo tempo que reduzem o impacto ambiental das actividades e mantêm uma responsabilidade social elevada”.

Para se alcançarem os ODS, referiu o Autarca, é fundamental uma verdadeira parceria multinível que envolva governo, sector privado, sociedade civil e cidadãos. “Em conjunto podemos alcançar resultados bastante mais favoráveis do que se actuarmos individualmente”, garantiu, salientando que a inovação proveniente do sector privado é essencial para impulsionar a mudança.

Segundo Ricardo Rio, os ODS desempenham ainda um papel essencial no processo de formulação de políticas públicas. “Nos últimos anos temos assistido a uma diminuição da atenção aos ODS no nível da União Europeia, em contraciclo com o crescimento envolvimento de sectores, regiões e cidades nos mesmos. Corre-se o risco de termos um desencontro entre as prioridades da UE e o Acordo Verde Europeu e as iniciativas locais para implementar os ODS”, disse.

Por estes motivos, o Autarca finalizou a sua intervenção apelando a uma abordagem integrada dos ODS pela Comissão Europeia e a uma estratégia abrangente, com metas claras, que conduza à sua implementação efectiva a nível da União Europeia. “Este é o momento de agirmos e reconstruirmos para melhor as nossas economias e sociedades, até porque, devido à pandemia, temos assistido pela primeira vez em 20 anos a regressões na taxa global de pobreza extrema e nível educativo. A Covid-19 foi responsável pelo equivalente a 255 milhões de empregos em tempo integral em todo o mundo e a crise climática continua a ser uma enorme ameaça que necessita de ser enfrentada”.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

78 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Braga - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Braga

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.