Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Loures selecionado para integrar a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais

 

Trata-se de um projeto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, com o apoio institucional da Merck Portugal, e que tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e medidas de apoio aos cuidadores informais.

 

As associações que compõem o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais avaliaram o trabalho efetuado nesta área e, das 50 candidaturas apresentadas, selecionou as 24 que se destacaram pelo cumprimento dos critérios definidos, às quais será atribuído um selo de mérito.

 

Além de Loures, Almada, Arruda dos Vinhos, Cascais, Cantanhede, Coruche, Esposende, Gondomar, Lousada, Machico, Marco de Canaveses, Mirandela, Odemira, Oeiras, Oliveira do Bairro, Ovar, Pombal, Santa Maria da Feira, Sesimbra, Tavira, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Verde foram as autarquias que apresentaram iniciativas de resposta às necessidades dos cuidadores informais.

Segundo um inquérito feito pelo Movimento, essas necessidades vão desde a falta de apoio emocional/psicológico (64,6%), de apoios relacionados com o Estado (59,1%), de apoios financeiros (51,8%), até à necessidade de receber formação específica em algum aspeto do processo de cuidar (41,2%).

 

Recorde-se que o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais surge em 2020, no seguimento de um projeto corporativo global da Merck, o Embracing Carers, e conta já com dezenas de associações portuguesas, cujo objetivo é pôr em prática projetos capazes de ajudar quem cuida.

 

Um trabalho complementar que, a par com o recente reconhecimento do Estatuto do Cuidador Informal, que representa um importante avanço social, visa ajudar a mitigar algumas injustiças sociais que ainda subsistem.

 

Mais informação sobre os projetos

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

93 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.