Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Bugalhos, bugalhitos ou maçãs de cuco no Há Vida em Montachique

 

Desta vez, a atividade foi dedicada às galhas que aparecem nas árvores e arbustos do parque. As galhas, bugalhos, bugalhitos ou maçãs de cuco são estruturas que se podem formar num ramo, num gomo, nas flores, nas raízes, nas folhas ou em qualquer órgão de uma planta, em resultado do estímulo de um organismo, geralmente um inseto (galhador).

 

As galhas são uma reação de defesa da planta contra o galhador. Uma determinada espécie de inseto é altamente específica na planta e no órgão em que gera a galha, pelo que cada tipo de galha identifica sem dúvida o inseto que lhe deu origem.

 

As galhas são também um importante aliado na luta contra as plantas invasoras. Determinados insetos podem ser utilizados para controlar algumas plantas invasoras específicas, sem afetar as outras espécies de plantas. Um exemplo disto é a utilização da Trichilogaster acaciaelongifoliae no controlo da planta invasora acácia-de-espigas (Acacia longifolia). Este pequeno inseto induz galhas nos gomos florais, impedindo a formação de flores, o que diminui a produção de sementes, limitando a sua dispersão.

 

A próxima atividade do Há Vida em Montachique,  O espírito da floresta, realiza-se a 25 de setembro, entre as 14h30 e as 17h30, e poderá inscrever-se através do email dzvf@cm-loures.pt. As atividades são gratuitas, mas com limite de participantes e carecem de inscrição prévia.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

84 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.