Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Jardim da Casa da Igreja integra Rota dos Jardins Históricos de Portugal

O Jardim da Casa da Igreja de Mondim de Basto recebeu, recentemente, o Selo de Qualidade da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos (AJH) e integra agora a Rota do Tâmega, da Rota dos Jardins Históricos de Portugal.A Casa da Igreja com o seu jardim formal de buxo e japoneiras foi adquirida pelo Município no ano de 1998. Atendendo à especificidade e importância local do Jardim, a Câmara Municipal solicitou a sua certificação junto da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, processo que culminou com a atribuição do referido selo.

A Casa da Igreja é um solar construído no último quartel do séc. XVIII, por João Manuel de Carvalho Peres, conforme atesta o brasão que coroa o portal principal e a capela, da invocação de S. João Nepomuceno, benzida em 1792. Durante as invasões francesas, em 1809, a casa foi pilhada e bastante danificada. Em 1962, a pedido do proprietário António Lages, descendente do Comendador, a casa foi intervencionada pelo arquiteto Fernando Távora, segundo projeto de 1959.

Como forma de preservar este Jardim e as memórias que lhe estão associadas, a Câmara Municipal de Mondim de Basto tem vindo a introduzir aqui um programa ao serviço do município quer enquanto espaço de viveiro quer pedagógico.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

96 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Mondim de Basto - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Mondim de Basto

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.