Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças será alvo de projecto de valorização e musealização

29/07/2021

Decorreu hoje, dia 29 de Julho, a assinatura do protocolo de valorização, musealização e adequação à visita da Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças.

O reconhecimento do valor histórico, cultural e científico da estação arqueológica de Santa Marta das Cortiças, a par da percepção do seu elevado potencial de valorização, motivou o Município de Braga, em parceria com a Junta de Freguesia de Esporões e o Conselho Económico da Paróquia de Esporões, a promover um projecto de estudo, conservação, valorização e divulgação da Estação Arqueológica de Santa Marta das Cortiças.

Irá concretizar-se, deste modo, a garantia da conservação, o acesso público e a criação de condições para a integração no Roteiro Arqueológico de Braga. A intervenção projectada visa igualmente manter e melhorar as estruturas de apoio ao Santuário, prevendo assim a compatibilidade deste uso com o de Centro de Interpretação e recepção. 

Neste contexto, o protocolo hoje assinado fixa as bases para o desenvolvimento de um projecto que incluirá duas fases principais. A primeira será desenvolvida ao longo deste ano e contemplará a remoção da manta vegetal e inertes que, actualmente, cobrem, para sua protecção, as ruinas arqueológicas; a consolidação e busca de soluções para a sua efectiva conservação “ao ar livre”; e a execução dos respectivos circuitos de visita, arranjo paisagístico da sua área envolvente e o estudo arquitectónico para a criação de um centro de interpretação. 

A segunda fase, a desenvolver a partir do final de 2021 e ao longo de 2022, diz respeito à execução do Centro de Interpretação e recepção, onde ficará instalada uma pequena exposição monográfica e disponibilizados conteúdos multimédia em auditório virtual. Aí se encontrarão também os equipamentos básicos de apoio (sanitários, comunicações, bar, loja, primeiros socorros). 

Esta fase inclui a produção de conteúdos informativos, em várias línguas, a disponibilizar em diversos suportes, como sejam monografia, folhetos e DVD’s, leitores de paisagem e placas informativas.

Esta ampla área patrimonial musealizada e aberta ao público constituirá um equipamento de grande valor histórico e cultural, verdadeiramente emblemático das origens e evolução da ocupação humana no território Bracarense, reforçando deste modo a sua singularidade cultural, competitividade, e atractividade turística. Com esta intervenção pretende-se igualmente qualificar o uso religioso e comunitário deste santuário, repondo a sua importância local e regional no quadro das práticas de romagem.  




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

117 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Braga - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Braga

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.