Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Aviso à População - Tempo quente e seco - Perigo de incêndio rural

Criado em: 15/07/2021 17:04 Modificado em: 15/07/2021 17:04 15 julho 2021

1.SITUAÇÃO METEOROLÓGICADe acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para as próximas 48 horas, prevê-se tempo quente e seco, comcondições favoráveis ao incremento do risco de incêndio rural, destacando-se os seguintes aspetos: Humidade relativa do ar com valores baixos, em especial no interior Norte e Centro e na região Sul, sem recuperação noturna; Subida gradual das temperaturas com máximas que podem atingir os 41ºC no interior Sul e no vale do Tejo. Noites tropicais em grande parte do território. Vento a predominar do quadrante leste nas terras altas, sendo moderado a forte até final da manhã e a partir do final da tarde. Aumento gradual do risco de incêndio em especial no Norte e Centro, até dia 17 de julho.

Informação meteorológica mais detalhada em: www.ipma.pt 

2. EFEITOS EXPECTÁVEISEsperam-se condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

3. MEDIDAS PREVENTIVASA Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO (01 de julho a 30 setembro) é: PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520. PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA/AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520. PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o feito. PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais. PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal. PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas. PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos. OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Aljezur, reitera a recomendação da ANEPC para que os comportamentos e atitudes sejam adequados à situação. Com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, alertando as autoridades competentes para qualquer situação de risco que tenha conhecimento. Documentos para Download Comunicado à população 3/20201 - Perigo de Incêndio




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

80 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Aljezur - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Aljezur

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.