Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

16.º Aniversário do Cine-Teatro de Estarreja: Arte para todos

Hoje, passados 16 anos, o Cine-Teatro de Estarreja é um lugar de encontros culturais diversificados, com uma aposta contínua em projetos que criam e deixam valor na comunidade, assentes em propostas culturais que visam a qualificação e o enriquecimento dos públicos e dos artistas locais. 

Desde o seu renascimento em 2005, o Cine-Teatro de Estarreja, gerido pela Câmara Municipal, tem conseguido desenvolver uma atividade regular, consistente e com uma crescente captação e fidelização de públicos.

Com um modelo de programação cultural assente em critérios de qualidade artística, profissionalismo, diversidade e regularidade, tendo sempre presentes os recursos materiais e imateriais do território, o Cine-Teatro tem vindo a consolidar e a afirmar o seu posicionamento como um projeto cultural de referência.

Ao longo destes 16 anos, o CTE acolheu 4244 espetáculos e atividades presenciais, aos quais se somam 105 eventos online realizados em tempo de pandemia da COVID-19, desde março de 2020, nos períodos de confinamento.

Em 16 anos de vida, pelo espaço cultural já passaram mais de 433 mil espectadores. E no último ano, assistiram aos eventos online quase 116 mil pessoas. Ou seja, o CTE atingiu um total de 550 mil espectadores neste percurso que se tem vindo a consolidar.

É revelador o interesse que os diferentes públicos-alvo têm demonstrado nesta casa da arte, concretizando-se o acesso da população à criação e fruição culturais, tornando vencedora a aposta do Município na diversidade da oferta cultural. 

Num tempo tão conturbado como o que vivemos, é fundamental manter o foco na importância da Cultura como dimensão estruturante do desenvolvimento da comunidade e da qualidade de vida dos cidadãos, contribuindo, claramente, para a sua felicidade e bem-estar.

O Cine-Teatro reforça Estarreja no mapa cultural nacional, corroborando a aposta estratégica municipal que coloca a cultura ao serviço da comunidade, vendo-a como fator de criação de riqueza, de fixação da população, de coesão social e territorial, e como um motor de desenvolvimento integrado e sustentado da sociedade. 

O 16.º Aniversário de Reabertura do CTE é celebrado este sábado à noite, com o concerto de Cuca Roseta, que regressa a Estarreja para apresentar o seu novo disco de originais, “Meu”, onde é cantautora de todos os temas. Tornando-se assim caso único na História do fado: uma artista que escreve e compõe todos os temas de um dos seus discos, demonstra também a sua extrema coragem – compensada por este notável conjunto de canções. Com 12 temas, “Meu” é o disco mais verdadeiro e pessoal de Cuca Roseta. 

Nota histórica Inaugurado a 12 de março de 1950, o Cine-Teatro de Estarreja foi palco durante 42 anos de grandes espetáculos de teatro e revista, bem como trouxe excelentes películas cinematográficas. Depois de, em 1992 ter encerrado portas, foi tempo de repensar o papel das próprias salas de espetáculo e eis que, a 18 de junho de 2005, dá-se a reabertura do Cine-Teatro de Estarreja e de um novo espaço cultural.   




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

95 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Estarreja - VER TODAS

Estarreja em risco elevado

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Estarreja

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.