Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Rede de Museus de Abrantes

A está em fase final de construção, sendo constituída por museus e coleções visitáveis instaladas no território de Abrantes, com particular incidência no centro histórico de Abrantes e na vila do Tramagal. Funcionará como produto cultural integrado no âmbito mais vasto de outras áreas de interesse turístico incontornáveis, como o património religioso ou o património natural. A presença de museus no concelho de Abrantes remonta ao início do Século X com a criação do Museu Regional de Abrantes, D. Lopo de Almeida, no interior da Igreja de Santa Maria do Castelo. Em 2017 foi inaugurado na vila do Tramagal o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira. A este junta-se agora o Panteão dos Almeida, a partir da nova museografia da Igreja de Santa Maria do Castelo e, brevemente, o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte – MIAA. A Quartel de Arte Contemporânea – Coleção Figueiredo Ribeiro integra também esta rede de equipamentos culturais. A integrará ainda o futuro Museu de Arte Contemporânea (MAC) Charters de Almeida (em obra). No futuro, a rede será complementada com os núcleos museológicos presentes no território do concelho de Abrantes.

document.getElementById(script_nn_sliders60cc4bccc085b).innerHTML = String.fromCharCode(60)+style type="text/css">div#nn_sliders_slider_panteão-dos-almeida { display: block !important; }+String.fromCharCode(60)+/style>; document.getElementById(script_nn_sliders60cc4bccc08dc).innerHTML = String.fromCharCode(60)+style type="text/css">div.nn_sliders_content_inactive { display: none; }.nn_sliders_title { display: none !important; }+String.fromCharCode(60)+/style>; Panteão dos Almeida Panteão dos Almeida document.getElementById(nn_sliders_container_1____545___).setAttribute( class, document.getElementById(nn_sliders_container_1____545___).className.replace(/nn_sliders_noscript/,) );

Localizado no interior da Igreja de Santa Maria do Castelo, na fortaleza da cidade, aqui o visitante poderá usufruir de ambientes cenográficos e sonoros, recordando dentro de cada espaço diferentes memórias da história e obra da família Almeida, a ínclita geração da nobreza portuguesa, associada à história de Abrantes e a vários momentos da história de Portugal. Na antiga sacristia exibe-se um documentário e no templo está também instalada uma mesa interativa que dá a conhecer de forma lúdica um conjunto de temas e personagens intimamente ligados com a história da Igreja. No acesso ao coro alto pode ainda observar-se algum acervo arqueológico recolhido em várias escavações que, em diferentes momentos, ocorreram na fortaleza abrantina.

Projeto de Museografia e Arquitetura Expositiva: Glorybox.

 Horário:Terça-feira a domingo das 10h – 12h30 e 14h-17h30

Encerra à segunda- feira e feriados (exceto 25 de abril, 10 e 14 de junho, 5 de outubro e 1 de dezembro)

Entrada livre.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

107 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Abrantes - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Abrantes

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.