Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Escola Básica Luís Sttau Monteiro vence os Desafios da Engenharia  

 

Andreia Brazuna e David Brito, que frequentam o 7.º ano na Escola Básica Luís Sttau Monteiro, foram os grandes vencedores da edição 2021 dos Desafios da Engenharia.

 

O segundo lugar foi atribuído a uma equipa, composta por alunos do 7.º, 8.º e 9.º anos, da Escola Básica do Alto do Moinho, no Catujal – Unhos, e em terceiro ficaram os alunos do 9.º T3, da Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, em Loures.

 

Na entrega dos troféus, os representantes da Autarquia deram os parabéns a alunos, professores e escolas participantes, desejando que, no próximo ano, a atividade se possa voltar a realizar nas instalações do IST, como habitualmente.

 

Recorde-se que os Desafios da Engenharia foram criados com o objetivo de fomentar o interesse dos alunos do 3.º ciclo pelas áreas da Matemática, da Física e da Química, as principais áreas de estudo da Engenharia, mas também de incentivar o trabalho em equipa.

 

A primeira sessão deste projeto teve início com uma palestra motivacional, relacionada com a robótica, dirigida pela professora Dra. Isabel Ribeiro, que juntou alunos dos sete agrupamentos de escolas – 4 de Outubro, Bobadela, Catujal-Unhos, José Afonso, Luís Sttau Monteiro, Maria Keil e São João da Talha –, numa manhã animada com momentos de partilha e reflexão. 

 

No dia 25 de maio, o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE), do Instituto Superior Técnico, orientou um Escape Room, com vários desafios relacionados com ciências e engenharia, que determinou os três primeiros lugares.

 

No mesmo dia, mas durante a tarde, os membros do NAPE acompanharam o Escape Room, que juntou 26 alunos da Academia dos Saberes - Universidade Sénior de Loures, divididos em cinco equipas, duas equipas do polo de Loures e mais uma de cada um dos polos de Camarate, Bucelas e Sacavém.

 

No final, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, anunciou o polo de Sacavém como o grande vencedor do Escape Room da Academia dos Saberes, numa sessão que contou também com a participação do vereador da Educação, Gonçalo Caroço, e do presidente do IST, Rogério Colaço.

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

81 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.