Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Plataforma do Mapa Social contém georreferenciação de todas as iniciativas sociais do Concelho

17/06/2021

Começou hoje, dia 17 de Junho, o Fórum de Inovação Social 2021, que decorre até amanhã no Altice Forum braga. A sessão de abertura esteve a cargo de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e do Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, cuja participação decorreu de forma digital.

Na ocasião decorreu o lançamento da nova plataforma do Mapa Social de Braga, disponível para consulta no seguinte endereço: mapasocial.cm-braga.pt

O Mapa representa a realidade social Concelhia pela georreferenciação de todas as iniciativas sociais existentes, com vista ao desenvolvimento equilibrado e homogéneo de todo o território. Trata-se de uma ferramenta que contribui para uma melhor informação sobre a distribuição da rede de equipamentos e respostas sociais públicas e privadas com vista à rentabilização de recursos e meios, através de um efectivo trabalho em rede. Permite ainda a divulgação dos projectos e iniciativas inovadoras do ecossistema social e dos principais dados estatísticos sobre o Concelho. 

De acordo com Ricardo Rio, este é um instrumento de planeamento fundamental, uma vez que não é possível trabalhar o território sem conhecer bem a realidade e a oferta existente. “A nossa prioridade passa agora por perceber melhor a procura das respostas sociais. Queremos conhecer o leque de potenciais beneficiários de respostas que possam vir a ser desenvolvidas, para assim sabermos as áreas que ainda carecem de respostas complementares face ao que está já estruturado no território”, afirmou.

Durante a sua intervenção, o autarca enalteceu a capacidade de envolvimento da sociedade civil e do tecido empresarial Bracarense na área da inovação social e salientou ainda a capacidade que Braga tem demonstrado para participar em projectos internacionais e em aprender com essas partilhas de experiências, permitindo que se desenvolva no Concelho um trabalho sustentado nesta matéria, como é um excelente exemplo o Human Power Hub. 

O Fórum de Inovação Social 2021 integra a vasta programação anual da Rede de Cidades Portuguesas e permite analisar e reflectir sobre temas relevantes nas áreas da Economia Social nacional e europeia, do investimento de impacto e da inovação social. A iniciativa conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Recorde-se que Braga é um dos municípios que integra a Rede de Cidades Portuguesas – Capital Europeia da Economia Social 2021.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

58 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Braga - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Braga

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.