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O 2.º Encontro da Estação Náutica do Município de Ílhavo projeta o futuro pós-pandemia

A Câmara Municipal de Ílhavo, enquanto entidade coordenadora da Estação Náutica do Município de Ílhavo promoveu o 2.º Encontro das Entidades Parceiras, numa iniciativa que teve lugar, ontem, no Cais Criativo da Costa Nova.

Os cerca de 20 parceiros, dos 36 membros fundadores, presentes na reunião avaliaram o trabalho que foi iniciado em novembro de 2019 (data da realização do 1.º Encontro), após as respetivas assinaturas do Acordo de Adesão à Estação Náutica do Município de Ílhavo, interrompido, em março de 2020, devido à crise sanitária que se instalou em Portugal e no Mundo.

Da análise balanço deste atípico período vivido, resultou uma manifesta vontade, por parte de todas as entidades que integram esta rede local de promoção turística territorial de vertente náutica, em serem lançados novos desafios para o futuro, de se retomar o projeto e concretizar um conjunto de iniciativas que valorizem, de forma integrada e partilhada, ofertas, marcas, produtos e um território que tem, na Ria e no Mar, potencialidades únicas e atrativas.

Para concretizar estes desafios e estas perspetivas, ficou claro para todos os presentes o importante valor que representa a junção de esforços e competências, o aproveitamento de investimentos e financiamentos comunitários, e o trabalho em rede, juntando entidades públicas gestoras do território, como a Câmara Municipal, o Porto de Aveiro e a Universidade de Aveiro, com o empreendedorismo das entidades e empresas privadas. Este trabalho tem, como um dos objetivos, a organização de produtos turísticos integrados que associem oferta náutica e complementar, produtos turísticos integrados e que diferenciem a oferta da Estação Náutica do Município de Ílhavo, contextualizados no que a Ria de Aveiro tem para oferecer.

Na sessão de boas-vindas, a Vereadora do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Ílhavo, Fátima Teles, perspetivava o que a Autarquia espera do trabalho da Estação Náutica para os próximos anos: «desenvolver a oferta, criar experiências diversificadas num contexto mais alargado que não estritamente a experiência náutica, aliando-a aos restantes elementos do território, como sejam a restauração, o alojamento, o ambiente, o património e a cultura”.

Após a apresentação do Mapa Náutico, elaborado pelo designer Carlos Pires, e do Plano de Marketing em curso, por Nuno Lopes, da IDTour, e da importância da captação turística para o desenvolvimento territorial, por Maria José Silva, representante da RAVT - Agrupamento de Agências de Viagens independentes, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Caçoilo, encerrou este 2.º Encontro destacando a importância que esta parceria e o trabalho em rede, entre setor público e privado, tem para o desenvolvimento territorial e para a promoção das potencialidades que o Município oferece a quem nos visita. Além disso, a conjugação de esforços e de perspetivas, de vontades comuns, trará um peso diferente e mais substancial na conquista de investimentos e financiamentos, nomeadamente no âmbito do próximo Quadro Comunitário Portugal2030, que permitam reforçar ou criar infraestruturas que garantam mais qualidade e maior capacidade de atratividade.

 




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