Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Programa Ecovalor atribui prémio à instituição “O Saltarico”

 

Promovido pelo Município de Loures, em parceria com a Valorsul, o programa Ecovalor tem como missão promover a reciclagem e as boas-práticas ambientais, junto da comunidade escolar. Os prémios são atribuídos aos estabelecimentos de ensino ou Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho pela separação de plástico e metal, bem como de papel e cartão, distinguindo as que maior quantidade separaram.

 

No dia 15 de junho, os parceiros do programa Ecovalor entregaram o primeiro prémio da edição 2020/2021 à Associação “O Saltarico”, atribuição que se deveu ao facto desta instituição ter recolhido a maior quantidade de embalagens de plástico, numa ação que contou com a participação de mais de 300 crianças.

 

“Quero valorizar muito o facto de vocês terem sido extraordinários na recolha de um conjunto de materiais, que agora podem vir a ser reutilizados e a ganhar uma vida nova”, começou por dizer o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, responsável pelo pelouro do Ambiente.

 

“Quando olhamos para aquilo que produzimos todos os dias nas nossas casas, em termos de recolha e tratamento desse mesmo material, estamos a criar dois objetivos fundamentais: utilizar o desperdício na construção de objetos novos e poupar a natureza”, salientou Paulo Piteira.

 

Segundo o autarca, “é por existirem pessoas como vocês que é possível acreditar num futuro melhor, no qual consigamos tratar melhor o ambiente, bem como viver num mundo mais ecológico pela redução dos resíduos e pela reciclagem, numa lógica de economia circular”.

 

Sérgio Pratas, vogal do conselho de administração da Valorsul, mostrou-se satisfeito pelo facto da Valorsul se ter associado a esta iniciativa que pretendeu celebrar o ambiente, bem como os resultados do trabalho realizado pela Associação “O Saltarico”.

 

“Os resíduos fazem parte de uma área muito importante, que está a mudar muito rapidamente. Nos próximos dez anos, esta questão do lixo e dos resíduos vai ser completamente diferente daquilo que é hoje. Vamos separar e aproveitar todo o lixo, sendo positivo em termos de mudança e de transformação. E aí importa relevar o papel das crianças que estão nas escolas, que vão aprendendo desde muito novos a importância de separar e reciclar”, destacou o vogal da Valorsul.

 

“O Ecovalor é claramente uma iniciativa que tem esse objetivo, promover a sensibilização e os bons hábitos do ponto de vista da separação”, referiu Sérgio Pratas, reconhecendo e valorizando o trabalho que a Autarquia tem vindo a fazer na área do Ambiente e da Sensibilização. “É uma parceria com alguns anos, que gostamos de alimentar, porque estamos perante um Município que valoriza estas questões do ambiente e é um exemplo do ponto de vista da sensibilização ambiental”, concluiu.

 

Para a presidente da direção da Associação “O Saltarico”, este prémio representa o “esforço de toda uma equipa. É um prémio muito importante para nós e, como tal, queremos agradecer à Câmara de Loures e à Valorsul pelo seu apoio”.

 

“As nossas famílias e crianças apoiam realmente este programa e empenham-se muito durante o ano inteiro”, referiu Isabel Olivença.

 

A edição 2020/2021 do programa Ecovalor envolveu mais de 16 mil alunos e permitiu a recolha de seis toneladas de embalagens de plástico, e de sete toneladas de papel.

 

A iniciativa, inserida no âmbito da 6.ª edição do Loures InSS, terminou com a visualização da curta-metragem de realidade virtual do projeto LRS360º.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

70 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.