Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Ser bom para si, para ser melhor para os outros

“Muitas pessoas passam uma vida inteira sem se conhecerem.” Alexandra Gomes, psicóloga e colaboradora do programa municipal “Encontros com a Educação – Todos Pelo Sucesso”, deixou esta ideia a pairar sobre as cabeças dos estudantes Albergarienses no início da sessão “Saber sentir para saber ser… feliz – Contributos da Inteligência Emocional para o sucesso pessoal”, que decorreu esta manhã na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha.

Inserida na Semana da Saúde Mental do Agrupamento de Escolas, a ação pretendeu levar os mais novos a refletirem sobre a importância da gestão das emoções para lidar com os outros e com os desafios que a vida coloca. Em tempos instáveis, onde o futuro é incerto, é no interior de cada um que se encontram os recursos para ter uma vida de sucesso que, para a psicóloga, não tem nada que ver com os bens materiais. Sucesso é “rir frequentemente e muito; conquistar o respeito e o afeto dos outros; apreciar a beleza e o melhor dos outros; deixar o mundo um pouco melhor; e saber que, pelo menos, uma vida tornou-se mais fácil por causa de nós”.

A inteligência emocional, como capacidade para compreender, assimilar e utilizar as emoções para melhorar o bem-estar, é uma ferramenta essencial não só para proveito próprio, mas também para melhorar as relações interpessoais. “É bom sermos bons para nós próprios para sermos espetaculares para os outros”, conclui Alexandra Gomes.

“Encontros com a Educação – Todos Pelo Sucesso” é um programa municipal de promoção do sucesso escolar que, além da inteligência emocional, trabalha as temáticas da concentração e foco, alimentação saudável e parentalidade consciente junto da comunidade educativa.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

64 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.