Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Arranque da época balnear na Lourinhã traz novas regras relacionadas com a Covid-19

Decreto-lei n.º 35-A/2021 mantém as regras de 2020 e define um regime sancionatório para o seu incumprimento.

A época balnear na Lourinhã arranca hoje, 12 de junho e estende-se até 12 de setembro, com quatro praias galardoadas com Bandeira Azul, nomeadamente Areia Branca, Areia Branca Foz, Areal Sul e Porto Dinheiro.

No atual contexto da pandemia por COVID-19, a Agência Portuguesa do Ambiente definiu procedimentos a ter em consideração na utilização daqueles espaços, de forma a não colocar em risco a estratégia adotada no controlo da pandemia e permitir a todos estar na praia em segurança:

  Antes de ir à praia: Verificar a afluência às praias próximas, consultando a app InfoPraia, preferindo as que estão com um nível de ocupação mais baixo, assinaladas a verde, bem como praias vigiadas e com controlo da qualidade. Nos acessos à praia: Usar calçado, circular sempre pela direita e seguindo as indicações que possam existir no chão e mantendo a distância de 1,5 m dos outros utentes que não pertençam ao mesmo grupo Na praia: Preservar a distância de segurança (1,5 m) aos outros utentes, na praia, à beira-mar e no banho Na praia: é proibida a prática de desportos de grupo (jogar à bola, raquetes, vólei, …), quando a ocupação da praia for "elevada" ou "plena" No bar da praia, instalações sanitárias: Usar calçado, desinfetar as mãos e manter a distância de segurança. Assegurar o cumprimento das recomendações definidas pela DGS por parte de trabalhadores e utentes Na saída da praia: não deixar resíduos nem beatas na praia, devendo ser acondicionados e colocados nos contentores respetivos (máscaras e luvas são sempre depositados nos contentores de lixos indiferenciados

Sobre a prevenção da pandemia nas praias:

Pode contrair-se a COVID-19 se se estiver exposto, por contato direto, às secreções respiratórias (tosse e espirros) de uma pessoa infetada ou, por contato indireto, através de gotículas expelidas para superfícies.

Assim, na utilização das praias as vias de contacto mantêm-se, pelo que é importante continuar a promover as regras definidas pela Direção Geral da Saúde:

• Distanciamento físico;• Limpeza frequente das mãos;• Etiqueta respiratória;• Limpeza dos espaços;• Utilização de máscara, quando tal for obrigatório.

Quando se verificar um nível elevado de ocupação não arriscar deslocação, pois pode ser difícil manter a distância de segurança.

A segurança depende em primeiro lugar de cada banhista, que deverá observar a informação e sinalética existente nas praias. Deve seguir sempre as instruções dos nadadores salvadores e frequentar os locais com controlo da qualidade da água e observar as regras de proteção pessoal.

 

 

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

86 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Lourinhã - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Lourinhã

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.