Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Companhia de Sapadores Bombeiros de Braga comemorou 222 anos e apresentou novos meios

09/06/2021

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga celebrou esta Terça-feira, 8 de Junho, 222 anos ao serviço da comunidade.

Na cerimónia comemorativa, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, sublinhou a importância desta data para a Companhia que, ao longo da sua história, teve ao seu dispor muitos milhares de profissionais que deram o seu melhor ao serviço da comunidade.

O Autarca Bracarense recordou que os últimos anos foram de muitos investimentos, desde logo no novo quartel, que veio “substituir uma “estrutura obsoleta, sem condições de trabalho e conforto que se exige para o cumprimento da actividade”.

“Houve ainda uma grande aposta em meios humanos, que permitiu a renovação da corporação. Foram vários os ingressos que se verificaram nos últimos anos, com a particularidade de juntar a este ingresso a igualdade de géneros, com a primeiras bombeiras ao serviço da Companhia”, referiu Ricardo Rio, lembrando ainda a “dignificação do exercício da função e a criação do enquadramento profissional, valorização e organização do serviço”.

Ricardo Rio afirmou também que, “Braga está hoje mais preparada para responder aos desafios da Proteção Civil”.

“Esta companhia não é uma estrutura isolada no contexto das respostas da Proteção Civil a nível concelhio e distrital e é muito importante ressaltar o espírito de colaboração que hoje existe, quer com os Bombeiros Voluntários de Braga, mas também no contexto regional. Temos consciência que a resposta que é preciso dar a muitos dos desafios que são colocados tem que ser feita de forma integral”, sustentou.

O Edil aproveitou para enaltecer, uma vez mais, o desempenho dos Sapadores durante a pandemia, salientando os mais diversos serviços prestados pelos Bombeiros Municipais.

De referir que a comemoração do 222.º aniversário ficou marcada pela apresentação de novos meios e equipamentos, nomeadamente duas ambulâncias, um veículo de operações gerais, duas moto quatro e uma viatura de proteção multirriscos e ambiente.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

73 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Braga - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Braga

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.