Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Museu Municipal Martim Gonçalves de Macedo reabre ao público a 10 de junho

O Museu Municipal Martim Gonçalves de Macedo reabre portas esta quinta-feira, 10 de junho. Esta unidade museológica, instalada na antiga escola primária do Toural, celebra a nacionalidade portuguesa e homenageia o feito heroico de Martim Gonçalves de Macedo na Batalha de Aljubarrota, a 14 de agosto de 1385, que viria a afirmar Portugal como um Estado independente e soberano.

O município de Macedo de Cavaleiros assumiu recentemente a administração do Museu, tendo estabelecido um protocolo de cooperação com a Associação Terras Quentes (ATQ). A autarquia assume a gestão e dinamização do museu, cabendo à ATQ a coordenação científica do espaço, bem como de todo o seu espólio. “Com o protocolo recentemente assinado, passamos a dispor de uma gestão em que os interesses do município são acautelados, mantendo o mesmo trabalho de preservação e valorização da história do nosso concelho”, salienta Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal.

Segundo o documento, a associação é responsável pela direção científica do museu, bem como da proteção e valorização do património cultural. À ATQ cabe ainda o dever de agregar ou substituir o espólio arqueológico, histórico e documental relevante para o conhecimento da Batalha de Aljubarrota e o seu impacto na história de Portugal e do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Os responsáveis da ATQ têm ainda a obrigação de organizar, produzir conteúdos de divulgação para o museu, bem como de escrever e gerir o conjunto de espólio e informação recolhidos e sobre estes implementar medidas de preservação e conservação.

O museu poderá ser visitado de terça a sexta-feira, das 9h00 às 17h00 e sábados, domingos e feriados das 10h00 às 16h00. Encerra às segundas-feiras.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

83 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Macedo de Cavaleiros - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Macedo de Cavaleiros

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.