Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Ambiente Campanha “O Mar começa aqui” em Ourém

107 alunos de 3 Eco-Escolas do Concelho de Ourém participaram no projeto “O Mar Começa Aqui”, que tem como finalidade sensibilizar toda a comunidade educativa para a necessidade de preservação dos ecossistemas, da biodiversidade e da qualidade da água doce e salgada. Os intervenientes envolvidos nesta iniciativa, alunos do Jardim de Infância de Boleiros/Maxieira, Escola Básica e Secundária de Ourém e Escola EB 2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, pintaram sarjetas nas Freguesias de Caxarias, Fátima e Nª. Srª. da Piedade, passando a mensagem que “Tudo o que cai no chão vai parar ao mar”.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Natálio Reis, acompanhou a realização deste projeto, desenvolvido pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), que tem como principais objetivos educar para uma cidadania ativa, estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica e implementar estratégias de promoção da sustentabilidade.

Tendo em conta que as sarjetas são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem, contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros.

O Município de Ourém alerta e sensibiliza a população em geral e a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

79 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Ourém - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Ourém

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.