Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

“Presidência Aberta” à Vila Nova, Câmara Municipal da Praia da Vitória apoia investimentos na valorização da frente de mar

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, anunciou, esta segunda à tarde, a realização de diversos investimentos de valorização da frente de mar da Freguesia de Vila Nova, desde a zona balnear das Escaleiras, ao espaço envolvente à abertura da “Rota do Mar”.

No âmbito da última “Presidência Aberta” do atual mandato, o edil, acompanhado pelo seu executivo e pela Junta de Freguesia, visitou a zona balnear das Escaleiras e anunciou que as obras de valorização do terreno adjacente ao parque de estacionamento, visando a criação de uma zona de lazer, “já estão adjudicadas, a um empreiteiro da Freguesia, por cerca de 150 mil euros, e iniciar-se-ão no final desta época balnear”.

“Na última vez que visitámos a Vila Nova apresentámos o Projeto de Valorização da Zona Balnear das Escaleiras. Este projeto já foi adjudicado e, por mútuo acordo entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e o empreiteiro, devido a questões logísticas, foi decidido que a obra só avançará no final desta época balnear”, revelou.

Em traços gerais, “estamos a falar de uma intervenção que permitirá potenciar o trabalho que a própria Junta de Freguesia tem vindo a desenvolver na valorização da frente de mar da Vila Nova. Estamos a falar de um terreno que já tem algumas estruturas de apoio ao lazer, como algumas mesas e churrasqueiras, mas este novo projeto prevê a instalação de um outro conjunto de equipamentos que permitirão dar melhores condições para o que a população local ou visitante aqui queira desenvolver, como mesas, abrigos para refeições, equipamentos lúdico-infantis, bancos para contemplação da vista, entre outros”.

Este é um projeto que se insere na estratégia municipal de valorização das zonas balneares do Concelho da Praia da Vitória e que se integra também na chamada “Rota do Mar”, um percurso pedestre que a Junta de Freguesia, presidida por Vasco Lima, está a ultimar no sentido de possibilitar a contemplação de praticamente toda a frente marítima da Vila Nova.

 

Protocolo de Cedência

de Casa do Ramo Grande

 

No âmbito da “Presidência Aberta”, o Município assinou com a Junta de Freguesia um Protocolo de Cedência da chamada “Casa do Ramo Grande”, uma infraestrutura de arquitetura típica daquela zona do Concelho e da Ilha que servirá para a instalação de um núcleo museológico na localidade.

A recuperação deste imóvel (que foi a primeira sede da GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional das ilhas Graciosa e Terceira) foi candidatada pela Autarquia da Praia da Vitória aos fundos comunitários do programa EEAGrants que, neste momento, segundo Tibério Dinis, “está parado devido à apresentação de um providência cautelar contra a atribuição destes fundos por parte da União Europeia”, pelo que a cedência à Junta de Freguesia “é a forma de manter e preservar este importante património do Ramo Grande”.

Assim, para além da cedência gratuita do imóvel, a Câmara Municipal dará todo o apoio logístico e financeiro necessário à instalação de um núcleo museológico na “Casa do Ramo Grande”, possibilitando que a Junta de Freguesia de Vila Nova concretize mais um dos seus projetos para a comunidade local e para os visitantes.

Com a realização dos investimentos anunciados, bem como de “todas as intervenções que têm vindo a ser realizadas na própria zona balnear das Escaleiras”, Tibério Dinis realça que se trata de “uma valorização, não só de toda a frente de mar desta Freguesia, como também uma valorização de todos os serviços que aqui estão disponíveis, para oferecer mais qualidade de vida a todos aqueles que venham até à Vila Nova e à Praia da Vitória”.

 

Política de proximidade

 

Com a realização da “Presidência Aberta” à Freguesia de Vila Nova, o executivo municipal da Praia da Vitória terminou, neste mandato, a 44.ª visita a todas as Freguesias e Vila do Concelho, num exercício de política de proximidade que Tibério Dinis tinha prometido realizar quando assumiu a candidatura à Presidência da Autarquia.

“O conjunto de reuniões com as entidades das nossas Freguesias e Vila, com os munícipes e com as instituições e coletividades de todas as nossas localidades foi muito profícuo, pois assentou num princípio de proximidade que é fundamental para correspondermos às especificidades do nosso território, para além de que a partilha de ideias sobre o funcionamento e as necessidades das pessoas e instituições permite-nos dar uma resposta mais eficaz e célere aos problemas”, afirmou.

“Com o reforço da proximidade e a união de esforços conseguimos potenciar o desenvolvimento local e colmatar as necessidades existentes e esta é a nossa maior preocupação: garantir as condições necessárias ao bem-estar das comunidades que constituem a Praia da Vitória. O desenvolvimento socioeconómico do Concelho só se consegue com esta política de proximidade “, concluiu.

Gabinete de Comunicação.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

84 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Praia da Vitória - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Praia da Vitória

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.