Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

“A Maçonaria ao Val. De Âncora e a Loja Vedeta do Norte (1903-1929)” é tema da exposição que abre sábado em Vila Praia de Âncora

No dia 12 de junho, pelas 16h00, é inaugurada no Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora a exposição “A Maçonaria ao Val. de Âncora e a Loja Vedeta do Norte (1903-1929)”, uma organização do CSCVPA e da Câmara Municipal de Caminha, que conta como apoio do NUCEARTES, ETAP e Arquivo do Grémio Lusitano. Na ocasião, será apresentado o livro-catálogo da exposição, da autoria de Paulo Torres Bento, e formalizada a oferta da cópia digital do espólio da Loja Vedeta do Norte, na posse da Família Morais Cabral, ao Grande Oriente Lusitano, que para o efeito se fará representar pelo Grão-Mestre Adjunto, Carlos Vasconcelos. A mostra, de entrada livre, ficará patente em Vila Praia de Âncora ao longo dos meses de verão de 2021, até ao dia 12 de setembro, e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h30 e das 15h00 às 17h30, e aos sábados e domingos das 10h00 às 12h30 e das 15h00 às 19h00.

A Loja Vedeta do Norte, de matrícula nº 384 no Grande Oriente Lusitano Unido, foi uma Oficina maçónica que esteve ativa ao Val. de Âncora entre 1915 e 1929, evolução de um Triângulo formado no ano anterior e sucessora distante de outro Triângulo que existiu na Praia de Âncora em 1903-1905. Fundada por um grupo pequeno de republicanos locais, crescerá rapidamente até atingir a vintena de obreiros, notável para uma localidade fora das grandes cidades, ainda mais extraordinário se atentarmos que, além da Fraternidade, em Viana do Castelo, e da Luz e Liberdade, de Braga, na época em causa não houve qualquer outra loja no Minho.

A partir do estudo de uma extensa e inédita documentação interna, que sobreviveu ao tempo, procura-se com esta exposição — e a monografia que se constitui como o seu catálogo —, contribuir para a mais ampla história da Maçonaria portuguesa e da nossa contemporaneidade. Estarão disponíveis para os visitantes, mais ou menos familiarizados com a temática maçónica, os documentos originais da Loja Vedeta do Norte, bem como alguns dos paramentos dos seus obreiros, e ainda diversos artefactos simbólicos desta sociedade iniciática, tudo devidamente enquadrado por painéis gráficos explicativos.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

79 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Caminha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Caminha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.