Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Relatório de Gestão e Contas aprovado por unanimidade pelo Executivo

Na reunião de Câmara desta tarde, todos os membros do Executivo Municipal aprovaram o Relatório de Gestão e Contas relativo ao período que decorreu de 1 de janeiro a 31 de dezembro do ano de 2020, o último do mandato e o que apresenta a maior poupança corrente dos últimos 4 anos.

O Presidente da Câmara Municipal mostrou o seu agrado com o unânime reconhecimento da forma como o Município da Póvoa de Varzim conseguiu gerir as suas contas, especialmente numa altura em que nos foi exigido tanto, fruto da situação difícil que vivemos do ponto de vista pandémico e que teve impacto no rendimento e subsistência de vários cidadãos. Este sentimento foi partilhado por ambos os Vereadores do Partido Socialista, a quem Aires Pereira agradeceu o espírito colaborativo e abertura para trabalhar sempre de forma construtiva, caraterísticas sem as quais “não teria sido possível fazer um balanço de gestão conjunto tão positivo”, referiu o Presidente da Câmara. “Aprovámos este Relatório, tal como todos os outros dos últimos anos, em respeito ao caminho feito pelo Município da Póvoa de Varzim de crescimento da receita corrente, de redução de despesa e de grande investimento na educação, com uma capacidade de execução alta de cerca de 78%”, afirmou o Vereador José Milhazes.

Dando continuidade à aposta do Município da Póvoa de Varzim no setor da educação e na formação ao longo da vida, a Câmara deu parecer positivo ao pedido de Declaração de Utilidade Pública apresentado pela Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA). O Projeto “Percursos de Cidadania, Alfabetização Solidária e Literacias para Adultos” conta também com o apoio de mais parceiros, como é o caso das nossas Juntas de Freguesia, do Centro Qualifica da Escola Secundária Rocha Peixoto e do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Tendo por base o investimento que tem sido feito para alavancar o trabalho artesanal e profissionalizar a aprendizagem da técnica da Camisola Poveira, o Presidente da Câmara informou que já sinalizou junto do Ministério da Cultura o interesse e disponibilidade por parte do Município da Póvoa de Varzim em ser o primeiro associado da Associação Saber Fazer, criada ontem com o intuito de valorizar as tecnologias das artes e ofícios tradicionais. “Esta é uma das ideias que fiz questão de sugerir diretamente ao Gabinete da Ministra, uma vez que acredito que precisamos de meios e formas mais eficazes de proteger as nossas artes e ofícios nacionais”, referiu Aires Pereira.

Assumindo-se a Póvoa de Varzim como um Município ambientalmente sustentável e com preocupações do ponto de vista do cumprimento das metas da neutralidade carbónica, foi aprovada também a adesão à iniciativa “Porto Solar Metropolitano”, promovida pela Agência de Energia do Porto (AdEPorto). Graças à mesma, serão instalados sistemas de produção de energia fotovoltaica e acessórios de interligação à rede elétrica, em regime de autoconsumo, que ajudarão a reduzir a fatura energética da Escola do Século, Antigo Quartel, Cine-Teatro Garrett, Mercado Municipal, Biblioteca Municipal e Centro Coordenador de Transportes.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

78 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Póvoa de Varzim - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Póvoa de Varzim

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.