Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Dica Ambiental 4

Não deite óleo alimentar usado (OAU) para o ralo! Além de poder entupir as canalizações e deixar maus cheiros em casa, cada litro de óleo polui 1 milhão de litros de água. Por isso, recolha-o para uma garrafa e coloque-o nos oleões distribuídos pelo Concelho, com vista à sua reciclagem e produção de biodiesel. Será energeticamente valorizado.

 

O óleo alimentar usado (OAU) pode ser reciclado e transformado em biodiesel, um combustível que substitui o gasóleo, sendo ambientalmente mais sustentável.

Ao entregar óleo alimentar para reciclagem está também a prevenir o entupimento de canos da sua casa e a contribuir para a diminuição da poluição da água, do ar e do solo.

 

Como proceder?  Deixe arrefecer o óleo e limpe-o de impurezas (restos de comida, água e outros) com a ajuda de um coador; Aproveite uma garrafa de plástico (vazia e seca) e despejar o óleo com a ajuda de um funil; Deposite a garrafa, bem fechada, num dos pontos de recolha de OAU espalhados pelo concelho.

 

No oleão SÓ deve ser colocado óleo de origem alimentar (pode ser óleo de fritura, azeites, óleos de conservas) e NUNCA óleo lubrificante de motores (de origem mineral ou sintética).

Lembre-se… ao reciclar óleos usados permite produzir detergentes e outros produtos úteis, além do biodiesel.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

67 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Montemor-o-Velho - VER TODAS

Dica Ambiental 13

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Montemor-o-Velho

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.