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Quiz Amadora Sustentável Já são conhecidos os vencedores da primeira edição!

Já são conhecidos os vencedores da primeira edição do Quiz Amadora Sustentável, um jogo online criado pelo município da Amadora, no âmbito do projeto “AMADORA…rumo à economia circular”, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, dirigido maioritariamente a crianças e jovens, com o objetivo de os sensibilizar para a problemática da sustentabilidade ambiental, promover a adoção de comportamentos e escolhas de bens e produtos mais sustentáveis, e alargar o conceito de economia circular.   Nesta primeira fase, que decorreu de 15 de janeiro a 16 de maio de 2021, foram premiados 2 alunos do 2.º ciclo e 5 alunos do 3.º ciclo. Os primeiros três classificados de cada ciclo irão receber tablets. O 4.º lugar receberá uns auscultadores e uma coluna de som e o 5.º lugar será premiado com uns auscultadores. Os professores também recebem prémios. Aos 3 primeiros classificados serão entregues tablets, e aos 4.º e 5.º lugares serão entregues powerbanks.   Neste jogo, que premeia os conhecimentos adquiridos na área da sustentabilidade ambiental e proteção do planeta, as escolas também saem a ganhar. Nesta primeira edição, as vencedoras foram as escolas E.B. 2,3 Roque Gameiro e a Escola Secundária Mães d’Água, que agora poderão escolher o prémio: uma mesa de matraquilhos ou mesa de ping-pong.   Concebido fundamentalmente para os alunos do 5.º ao 9.º ano (2.º e 3.º ciclos), este jogo pretende estimular uma competitividade entre alunos e escolas do concelho da Amadora, permitindo que, de uma forma lúdica, interiorizem conhecimentos relacionados com a sustentabilidade ambiental.   Este jogo também está disponível para a população em geral, através do seguinte endereço: https://quiz-amadorasustentavel.pt   CONTEXTUALIZAÇÃO| Projeto AMADORA…rumo à economia circular   A Câmara Municipal da Amadora promove ações de Educação Ambiental junto da população escolar, através do seu serviço específico de Educação Ambiental, designado por Eco-Espaço, com mais de 3 décadas de existência. Anualmente é desenhado um conjunto diversificado de atividades, subordinadas a vários temas, desde Resíduos, passando pelos temas da Água, das Energias Renováveis, das Alterações Climáticas, de Ambiente e Cidadania, Qualidade do Ar, Consumo e Mobilidade Sustentável, Biodiversidade e Mar. Estas atividades são realizadas para diversos níveis, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, sendo por isso adaptadas a cada nível de ensino. São atividades que se desenvolvem presencialmente no Eco-Espaço, em sala de aula ou noutros equipamentos de educação ambiental. Contudo, com a realidade atual da pandemia da Covid-19, por questões de saúde pública, a CMA optou por desenvolver o Projeto AMADORA…rumo à economia circular, que compreendeu a realização de: • Plataforma de gamificação digital: jogo online, designado “Amadora Sustentável”, a ser jogado em computador ou em telemóvel;• Vídeo promocional do jogo;• Vídeos didáticos sobre Produção e Consumo Sustentável e sobre Economia Circular;• Workshops para docentes com demonstração do jogo “Amadora Sustentável” e atelier de reutilização de materiais.   Este Projeto pretende estimular fundamentalmente a participação de crianças e jovens, colocando-lhes questões que exigem análise crítica dos comportamentos atuais de cada indivíduo e da sociedade, em geral. A opção por se desenvolver um jogo em plataformas digitais, ficou a dever-se por um lado, porque vai ao encontro da apetência dos mais jovens, facilitando a sua adesão, por outro, considerou-se que seria uma boa ferramenta a utilizar nesta altura de pandemia, uma vez que permite ser disputado à distância (formato não presencial).   Além do jogo online, que pode ser realizado em computador, tablet ou em telemóvel, existe pontuação acumulativa nos escalões de nível de 2º e 3º ciclo, sendo, no final do ano letivo, premiados os melhores classificados, de acordo com as regras do jogo, os alunos, docentes e escolas respetivas. Ficando disponível online, o jogo pode ser também disputado por alunos de outros níveis de ensino e por toda a população, figurando o ranking das classificações obtidas, quer se for jogado a pares ou individualmente. Neste caso, será divulgado e atribuído um reconhecimento de mérito aos utilizadores melhor classificados.   O jogo é disputado num tabuleiro virtual, com elementos característicos do património e do município da Amadora - Aqueduto das Águas Livres, Igreja Matriz, Casa Roque Gameiro, Moinho de vento, Parque Central, Linha de comboio - e após lançamento de um dado, os peões (jogadores) avançam o número de casas determinado, tendo de responder a uma pergunta, no âmbito de cada uma das 5 categorias que integram o jogo: • Recursos• Produção Sustentável• Consumo Sustentável• Resíduos• Amadora-Cidade   Pode também ser jogado, no modo de “Batalha”, em formato não presencial, entre 2 jogadores e nesse caso a disputa é feita através das respostas a um conjunto de perguntas.   O jogo, concebido, nesta fase, para alunos do 5.º ao 9.º ano (2.º e 3.º ciclo), pretende estimular uma competitividade entre alunos e escolas, de forma lúdica, permitindo a interiorização de conhecimentos, uma vez que será jogado diversas vezes pelos mesmos alunos, tendo em vista a obtenção de melhor pontuação, estando subjacente o mesmo princípio quando utilizado por outros públicos. O jogo tem 3 perfis de utilizador: Alunos, Docentes e Outros (população em geral), abrangendo assim, além da população escolar, os restantes estratos populacionais. Os prémios a atribuir aos alunos que ficarem classificados nos 3 primeiros lugares serão tablets, havendo diferenciação dos equipamentos em função do lugar alcançado. Este equipamento poderá ser utilizado para continuar a jogar o “Amadora Sustentável”, uma vez que o mesmo vai sendo atualizado e para outros fins lúdicos ou pedagógicos. Os alunos que ficarem em 4.º lugar serão premiados com Auscultadores e Coluna de som e os alunos classificados em 5.º lugar serão premiados com Auscultadores.Os professores que alcançarem os 3 primeiros lugares serão também contemplados com 1 Tablet. Para os 4.º e 5.º lugares estão previstas Powerbanks. De referir que os professores são classificados por pontuação obtida por jogos iniciados e concluídos e por questões que adicionem ao Quiz “Amadora Sustentável. Essas questões serão submetidas previamente para aprovação. As escolas vencedoras, cuja pontuação é obtida pela relação: Nº total de jogos finalizados/Nº total de alunos registados e com participação efetiva, serão premiadas com uma Mesa de Matraquilhos ou com uma Mesa de Ping-Pong, conforme a sua opção.     No âmbito do projeto “AMADORA…rumo à economia circular”, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, apresentam-se abaixo os vídeos criados pelo município   Saiba mais sobre Produção e Consumo Sustentável
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