Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza rastreios em Sacavém

 

Promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, esta ação, a decorrer desde o dia 17 de maio, tem como objetivo efetuar o rastreio de cancro da mama a 50% das mulheres residentes no concelho de Loures em 2021 e a outra metade em 2022, num rastreio que se prevê que seja bienal.

 

As mulheres residentes no Município são convidadas por correspondência a realizar o rastreio de cancro da mama, num trabalho articulado entre a Liga Portuguesa Contra o Cancro e o ACES Loures/Odivelas, mas poderão igualmente comparecer na unidade móvel, desde que reúnam os seguintes critérios: mulheres, entre os 50 e os 69 anos, assintomáticas, e que se encontrem inscritas nos centros de saúde.

 

A unidade móvel localizada no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sacavém, cedido para este efeito, encontra-se equipada com equipamentos digitais novos, que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico, e com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama. Desde o seu início, a 17 de maio, já foram realizados mais de 600 rastreios a mulheres do concelho de Loures. O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro pretende convidar cerca de 160 mulheres diariamente, através do envio de cartas-convite, prevendo-se uma adesão de 30% das mulheres convocadas.

 

No dia 7 de junho, o vereador responsável pela área da Saúde na Câmara Municipal, Gonçalo Caroço, juntamente com o presidente e coordenador adjunto do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Francisco Cavaleiro Ferreira e Nuno Marques, respetivamente, a diretora de projetos de saúde da LPCC, Marta Pojo, e o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sacavém, Mário Pina, visitou a unidade móvel de rastreio instalada na zona oriental do concelho, com o objetivo de perceber como está a correr a adesão das mulheres do concelho a um diagnóstico de patologia mamária, determinante na detenção precoce deste tipo de doença oncológica, que tem vindo a ter uma incidência crescente.

 

O exame é simples e gratuito e pode ser realizado até dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

 

A partir do dia 1 de setembro, a unidade móvel de rastreio de cancro de mama da LPCC estará localizada em Loures, junto ao edifício dos Paços do Concelho.

 

Recorde-se que o Programa de Rastreio de Cancro da Mama da Liga Portuguesa Contra o Cancro já se desenvolve há cerca de 22 anos em território nacional, nomeadamente, em 76 municípios, e, desde 2020, após a celebração de um protocolo entre o Núcleo Regional do Sul da LPCC e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), o mesmo foi alargado aos distritos de Lisboa e Setúbal, que ainda não estavam incluídos nos protocolos anteriores. Desta forma, conferiu-se maior equidade no acesso a um rastreio organizado e de base populacional às mulheres dos concelhos desses dois distritos.

 

Mais informações através dos contactos 245 009 299 e 915 999 890 ou da ligação www.ligacontracancro.pt.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

85 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.