Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Comemoracoes do Dia Mundial da Crianca nas escolas do concelho com iniciativa do municipio de Alenquer

O município de Alenquer desafiou os estabelecimentos de ensino particulares, cooperativos ou da rede social com Educação Pré-Escolar, para desenvolverem atividades que visam a valorização do património cultural imaterial do concelho. As comemorações do Dia Mundial da Criança integraram um conjunto de atividades e iniciativas promovidas pelo município, nos estabelecimentos de ensino particulares, cooperativos ou da rede social com Educação Pré-Escolar.

Hoje, dia 1 de junho celebra-se o Dia Mundial da Criança. Foi estabelecido oficialmente em 1950 na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris.  Portugal, à semelhança de vários países, adotou este dia para celebrar o Dia da Criança com o objetivo de sensibilizar para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.   Considerando as medidas de prevenção de contágio pelo novo coronavírus e da pandemia da doença COVID-19, entendeu o município que estas comemorações fossem assinaladas dentro do contexto escolar e em ambiente controlado de sala de aula. 

 Este ano de 2021, em que Alenquer celebra 700 anos desde que as Festas do Império do Divino Espírito Santo foram instituídas, o município de Alenquer preparou um roteiro de atividades relativos ao tema das festas, numa perspetiva de valorização do património cultural imaterial de Alenquer, numa lógica de promoção de currículo local e desenvolvimento de pertença e de identidade territorial.

“A História do Milagre das Rosas” - um livro infantil ilustrado que foi dado aos educandos e onde ficaram a conhecer este milagre pela Rainha Santa Isabel; a teatralização encenada da história, em formato vídeo - um conteúdo que contextualiza no tempo, o milagre e as Festas do Espírito Santo de Alenquer; uma proposta de aula de Atividade Física/ Expressão Corporal de Danças Medievais; um jogo alusivo ao tema ou leituras de histórias, são apenas algumas das atividades que fizeram parte do roteiro de atividades proposto pelo município.

Algumas destas atividades foram acompanhadas ao longo da manhã pelo vereador da Educação, Rui Costa, que visitou a Escola Básica de 1º CEB de Canados, a Escola Básica de Aldeia Gavinha e o Centro Escolar do Carregado. Após a visita, declarou que “Foi muito interessante e até motivador ver a forma como as crianças na escola que visitámos esta manhã, aderiram às iniciativas do município. Muitos sorrisos, muita alegria, muita boa disposição, no fundo, um Dia Mundial da Criança como deve ser um Dia Mundial da Criança.”

Rui Costa acrescentou ainda que, “Da nossa parte (município de Alenquer) é com enorme satisfação que de alguma maneira contribuímos, para que este seja um dia diferente e que seja aproveitado de forma única e com grande envolvimento da parte de todos – professores, funcionários, alunos – neste processo de aprendizagem e de consolidação daquilo que é a nossa identidade, daquilo que é a nossa tradição, daquilo que é a nossa história local, principalmente no que diz respeito à criação das Festas do Império do Divino Espírito Santo de Alenquer e em particular ao milagre das rosas, com a distribuição deste livro pelos mais pequenos, que foi muito bem recebido e que tenho a certeza em muitos casos, que hoje será alvo de conversa à noite.”.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

82 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Alenquer - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Alenquer

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.