Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Paulo Pereira louva olhar atento do Governo para a região

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, no dia 19 de maio, manifestou-se  “muito satisfeito porque o Governo se mostrou atento aos indicadores da nossa região, que merecem um olhar muito específico, e cumpriu com o compromisso que tinha connosco” ao fazer o lançamento a concurso de obras públicas importantes para Baião e para a região.

Paulo Pereira falava numa conferência de imprensa de presidentes de Câmara da região, realizada em Penafiel, que se seguiu ao anúncio, feito no dia 17 de maio pela entidade Infraestruturas de Portugal (IP), de que várias obras vão avançar no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) apresentado por Portugal à Comissão Europeia. Trata-se de um programa de apoio económico para recuperação dos impactos da pandemia COVID-19.

Nessa ocasião foi anunciado pelo presidente da IP, António Laranjo, que vão ser lançados os projetos de execução das obras de ligação de Baião à Ponte da Ermida e da Variante à EN 211 (Quintã/ Mesquinhata).

Para Paulo Pereira, “este anúncio por parte da IP é muito importante, assim como o facto do nosso território ter sido bastante considerado neste volume grande de investimentos. Agora é preciso que as obras avançam e que, este cuidado que o Governo teve com a rodovia, possa também beneficiar outras áreas onde precisamos de investimento. Estou muito satisfeito com a ligação de Baião à Ponte da Ermida e de Quintã a Mesquinhata, que são obras estruturante que sofreram muitos avanços e recuos. No caso da ligação à Ponte da Ermida é necessário fazer ajustamentos ao projeto que já foi lançado a concurso em 2009”, acrescentando que “de acordo com o que disse o presidente da IP, os projetos de execução serão lançados nos próximos meses”.

O autarca baionense referiu ainda que “foi de extrema importância o consenso entre os autarcas da região, nomeadamente os presidentes de Resende, Cinfães e Marco de Canaveses, que se bateram por estas obras estruturantes para toda a região. E no caso específico da ligação de Baião à Ponte da Ermida ainda se juntaram os autarcas de Mesão Frio e Régua a quem aproveito, também, para agradecer o apoio.”

Para além daquelas obras, deverão também ser realizados pela Infraestruturas de Portugal outros investimentos no aumento de capacidade da rede rodoviária e de acessibilidades a áreas de acolhimento empresarial.

Participaram na conferência de imprensa, em Penafiel, os presidentes de Câmara Municipal de Castelo Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Marco de Canaveses, Penafiel e Resende.

Em nome de todos os autarcas da CIM-Tâmega e Sousa, o presidente do Conselho Diretivo, Gonçalo Rocha, referiu que a concretização destes projetos, apresentados na versão final do PRR, “irá assegurar a melhoria das acessibilidades na região, permitir a redução do tempo de percurso nas áreas urbanas, desenvolver as condições de mobilidade, potenciando desta forma o crescimento económico e a criação de emprego na região”.

Prevê-se que o PRR tenha aprovação por parte da Comissão Europeia até ao final deste semestre.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

93 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Baião - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Baião

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.