Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Elevada participacao marca primeiro mes de celebracoes

Decorrido cerca de um mês sobre o início das Festas do Império do Divino Espírito Santo, estas ficam para já marcadas pela elevada adesão do público às atividades programadas, na sua maioria esgotadas e a "obrigar" a organização a agendar novas datas. Apesar do número de lugares reduzidos, devido às medidas de contenção da covid-19, são já centenas os participantes nas Festas de 2021.

Festas do Espírito Santo na Labrugeira e Ota

O pavilhão do Grupo Recreativo Flor de Maio na Labrugeira recebeu a 25 de abril, a primeira das Festas do Espírito Santo.

A missa solene foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes e contou com a participação das paróquias de Nossa Senhora dos Prazeres da Aldeia Galega da Merceana, Nossa Senhora das Virtudes da Ventosa (Atalaia), Santa Maria Madalena de Aldeia Gavinha e São Miguel de Palhacana.

A 9 de abril decorreu a missa da Paróquia de Ota pelo padre Tiago Roque e o diácono Duarte João. O salão paroquial recebeu a celebração eucarística.

Devido às restrições impostas pelas medidas de contenção da covid-19 este ano foram canceladas as procissões que antecedem as missas e o tradicional Bodo que as encerram, mas o município de Alenquer tem distribuído simbolicamente o pão do Espírito Santo por todos os participantes.

Igreja de São Francisco recebeu concerto de câmara pelo Ensemble Darcos

A Igreja de São Francisco em Alenquer recebeu a 30 de abril, um concerto de música de câmara pelo Ensemble Darcos, inserido na programação das Festas do Império do Divino Espírito Santo.

Para este concerto, o Ensemble Darcos, sob a direção artística do maestro Nuno Côrte-real, escolheu dois quartetos de cordas de Ludwig van Beethoven, numa homenagem ao compositor alemão na passagem dos 250 anos do seu nascimento.

O Quarteto de Cordas nº6, em Sib Maior, op. 18 e o Quarteto de Cordas nº 7, em Fá Maior, op. 59, foram as obras escolhidas, interpretadas por George Hlawiczka e Lilia Donkova nos violinos, Reyes Gallardo na viola e Filipe Quaresma no violoncelo.

O Ensemble Darcos é um dos mais prestigiados grupos de câmara portugueses da atualidade, criado em 2002 pelo compositor e maestro Nuno Côrte-Real.

Roteiro Turístico “O Culto do Espírito Santo por Terras de Alenquer”

No passado domingo, dia 9 de maio, organizou-se o primeiro Roteiro Turístico sobre o tema do Culto e das Festas do Espírito Santo de Alenquer, percorrendo-se o caminho entre a Igreja do Espírito Santo e o Convento de São Francisco, visitando monumentos e dando a conhecer a história desta tradição secular, passando também por vários locais relevantes das Festas do Espírito Santo. A visita foi acompanhada pelo guia Luís Figueiredo, técnico deste município.

A história deste Culto levou os participantes aos tempos de São Francisco de Assis e à fundação da ordem franciscana em Alenquer, dado que foram estes frades que, juntamente com a Rainha Santa Isabel, e o seu marido, o Rei D. Dinis, estabeleceram as Festas do Império do Divino Espírito Santo. O culto viria a consolidar-se ao longo dos séculos entre comunidades portuguesas em todas as partes do Mundo, como Festas de origem pagã e ao mesmo tempo de uma grande religiosidade.

O vereador da Cultura e Turismo, Rui Costa, esclareceu que “o objetivo atual destas Festas e celebrações passa em primeiro lugar, num trabalho a longo prazo, pela consolidação da marca Alenquer, enquanto berço das Festas do Espírito Santo, mas também na atualidade e no imediato, por recuperar os princípios de fraternidade, da igualdade e da justiça social que sempre norteou as mesmas, permitindo e estimulando que a sociedade leiga e civil traga contributos para as Festas, seja na área cultural ou artística, seja no desporto ou no lazer, sob a “bandeira” de que o Espírito Sopra onde quer.”

Os participantes neste primeiro roteiro manifestaram de forma unânime a sua satisfação por “um excelente momento de encontro e de aprendizagem”.

A elevada adesão a este Roteiro levou a organização a organizar uma segunda edição a 15 de maio, que também esgotou nas primeiras horas.

Teatro desvenda as origens do culto do Espirito Santo aos mais novos

“São cá da terra e têm muito encanto… São as festas do Espírito Santo”, é este o título da peça escrita, encenada, cenografada e representada por técnicos do município da área da Cultura.

Explicar de uma forma simples e divertida as origens do culto do Espírito Santo aos mais novos é o objetivo desta peça, que se tem revelado um sucesso e levou a organização a acrescentar mais datas, todas elas esgotadas.

A fundação da ordem franciscana em Alenquer, as muitas lendas e milagres associados à Rainha Santa Isabel na sua passagem por Alenquer e que rodeiam as origens deste culto, são a matéria de que é feita esta peça e onde todos são convidados a participar.

Ruas Floridas no centro histórico de Alenquer

Até ao final do mês de agosto, o município de Alenquer convida munícipes e visitantes a percorrer o “caminho da Rainha Santa” debaixo de coloridos tetos de flores.

Entre a Igreja do Espírito Santo e o convento de São Francisco, são muitas as lendas e as histórias a descobrir por entre as ruas do centro histórico da vila, assim como os locais que merecem uma visita mais demorada.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

110 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Alenquer - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Alenquer

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.