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O Espaço Cidadão já fez mais de 1500 atendimentos

A Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Fátima Fonseca, esteve ontem em Vila Praia de Âncora, para conhecer o Espaço Cidadão. O Presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, deu a conhecer que aquele espaço, a funcionar desde o dia 11 de maio de 2020, já “prestou mais de 1500 serviços à população do Vale do Âncora, à população do concelho de Viana do Castelo e às pessoas do concelho de Caminha”. O autarca sublinhou a importância da abertura deste espaço em plena pandemia, servindo a população quando a maior parte dos equipamentos estavam fechados ou muito limitados “esta visita é o reconhecimento do esforço que temos vindo a fazer de manter as portas abertas  num momento tão difícil da nossa história coletiva”.

O Espaço Cidadão permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais. Em Vila Praia de Âncora, este balcão único reúne 13 entidades: ADSE, Ministério da Saúde, Caixa Geral de Aposentações, IEFP. Instituto da Mobilidade e Transportes, Autoridade Tributária, entre outros. Aqui, pode tratar da sua Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros. Dos mais de 1500 serviços prestados, o edil caminhense referiu que os mais procurados são a renovação do cartão de cidadão, a renovação da carta de condução e emissão de registo criminal. A grande novidade, é que neste espaço pode também realizar-se o agendamento da vacina contra a COVID19. A Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa sublinhou a importância dos serviços prestados por estes espaços em contexto de pandemia e enfatizou o papel das autarquias “as autarquias foram o rosto do Estado durante a pandemia. Estes espaços são um recurso significativo por mérito das autarquias que investiram nestas parcerias para servir todas as pessoas.




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