Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Do rosto apenas o olhar: uma exposição sobre a alma da Quinta do Mocho

 

A exposição, composta por cerca de cem fotografias tiradas pelo fotógrafo a habitantes da Quinta do Mocho, em Sacavém, já durante a pandemia de Covid-19, inaugurou no dia 7 de maio, no espaço municipal que guarda a memória do concelho.

 

“Há muito tempo que tenho uma forte relação com o bairro da Quinta do Mocho e mesmo durante a pandemia continuei a lá ir. Vi muita gente de máscara e não estava à espera”, confessou Carlos Almeida na apresentação da exposição. Emocionado, revelou que para tirar algumas das fotografias foi preciso estar muito perto das pessoas: “É uma relação de confiança que se conquista. Mas tive medo por causa da pandemia”, observou.

 

Carlos Almeida confidenciou ainda que doou as fotografias ao Arquivo Municipal de Loures.

 

Já a curadora da exposição, Filomena Cunha, expressou que “pensar uma exposição é apenas imaginar uma maneira de construir e contar uma história a partir de alguma matéria primeira”, o que neste caso “é deixar um depoimento de uma fatia de história, de um período tão específico e particular como o que temos vivido nos últimos tempos”.

 

“É contar a história do olhar de um fotógrafo, que com a cumplicidade de uma comunidade, e em conjunto, nos transmitem pela energia, força e intensidade do seu olhar, um testemunho, um relato do tempo real que todos vivemos”, notou.

 

Os visitantes são convidados a descobrir os rostos que dão corpo a esta exposição a partir de uma ‘câmara escura’ instalada no piso térreo do Arquivo Municipal. É lá dentro que se começa a desfiar o fio condutor desta mostra, através de uma fotografia de Hermínia Cordeiro, falecida em novembro de 2020, e à qual foi prestada esta homenagem.

 

A exposição prossegue depois com as fotografias impressas em panos, que decoram as paredes deste equipamento municipal.

 

A mostra poderá ser visitada até 7 de julho, mas aos moradores da Quinta do Mocho é também concedida a oportunidade de participarem em visitas guiadas, sempre aos sábados. Após essa data os panos com as imagens serão entregues a cada fotografado para que possam ser exibidos nas janelas de cada casa deste bairro de Sacavém.

 

O Arquivo Municipal de Loures, localizado na Rua Cesário Verde, em Loures, está de portas abertas de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Mais informações através dos telefones 211 150 755 / 56 ou do correio eletrónico arquivo_municipal@cm-loures.pt.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

104 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.