Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Crianças plantam árvores no Rio da Figueira e aprendem sobre o ambiente

A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém levou a que plantar uma árvore fosse uma tarefa concluída na vida do grupo de crianças do Jardim de Infância “O Sabichão”, que hoje, dia 5 de maio, estiveram no Parque Urbano do Rio da Figueira, em Santiago do Cacém, a plantar oito árvores da espécie carvalho-português. A ação inseriu-se no âmbito do Dia Mundial da Árvore que se celebra, anualmente, a 21 de março, mas que, devido ao confinamento resultante da COVID-19, não foi possível assinalar na altura. Os mais pequenos, a princípio tímidos, logo puseram as mãos na terra e ajudaram a plantar as árvores que agora ficaram responsáveis de cuidar, e um dia, quem sabe debaixo da sua sombra, contar a filhos e netos a aventura, em prol do ambiente, que viveram.

A ação contou com a presença do Vereador Albano Pereira e dos técnicos da área, que estiveram a orientar as crianças na plantação e a explicar a importância das árvores para se preservar o meio ambiente. Com esta iniciativa pretende-se, também, fazer com que a população usufrua do Parque Urbano do Rio da Figueira em todas as épocas do ano. No final, todos receberam um diploma de participação, um chapéu, e um kit de sementes para plantar.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono). A superfície terrestre está coberta por 30% de florestas, onde se realiza a fotossíntese – produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são chamadas de “pulmões do mundo”, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos. #gallery-1{margin:auto}#gallery-1 .gallery-item{float:left;margin-top:10px;text-align:center;width:33%}#gallery-1 img{border:2px solid #cfcfcf}#gallery-1 .gallery-caption{margin-left:0} jQuery(document).ready(function($){$(#facebook-after-40904).sharrre({share:{facebook:true},urlCurl:https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php,enableHover:false,enableTracking:true,disableCount:true,buttons:{},click:function(api,options){api.simulateClick();api.openPopup(facebook);}});$(#twitter-after-40904).sharrre({share:{twitter:true},urlCurl:https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php,enableHover:false,enableTracking:true,buttons:{},click:function(api,options){api.simulateClick();api.openPopup(twitter);}});$(#pinterest-after-40904).sharrre({share:{pinterest:true},urlCurl:https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php,enableHover:fal




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

82 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Santiago do Cacém - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Santiago do Cacém

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.