Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Obras de erradicacao de fibrocimento com amianto no parque escolar tem inicio em junho

O principio do fim das coberturas de fibrocimento com amianto nos estabelecimentos de ensino já tem datas marcadas, com o arranque das obras nos restantes três agrupamentos escolares do concelho.

O ano passado devido ao contexto da pandemia, apenas foi possível assegurar a intervenção na EB 2, 3 Visconde de Chanceleiros na Merceana, tendo o município dado de imediato inicio ao processo de adjudicação das obras nos restantes agrupamentos, revelou o vereador com a tutela da Educação, Rui Costa.

Os apoios financeiros europeus para a remoção das placas de fibrocimento nas escolas, “desencadeou uma elevada procura a nível nacional por empresas especializadas neste serviço, tendo a pronta ação da Câmara sido essencial para assegurar a conclusão dos trabalhos este ano, na única fase possível do calendário escolar, a interrupção letiva de verão”, explicou o vereador.

Na Escola Secundária Damião de Goes e Escola Básica Pêro de Alenquer, os trabalhos vão decorrer em dois momentos. A 23 de junho têm inicio as obras que não envolvam a remoção de placas de fibrocimento, fase que só terá início a 17 de julho após o término das aulas.

Antes, a 9 de julho, tem início a intervenção na EBI do Carregado e a 29 de julho na EBI de Abrigada.

“Volvido um ano e meio da transferência de competências na área da Educação para o Município de Alenquer, fruto de muito trabalho com a Administração Central, este é um momento muito feliz para todos os membros da comunidade educativa, quando nos preparamos para erradicar este problema em todos os níveis e ciclos de ensino, num curto prazo de tempo”, afirmou Rui Costa.

A autarquia salienta que nenhuma das escolas a intervencionar apresenta grau de risco significativo, no que concerne ao estado de conservação/deterioração das placas das coberturas, mas considera que este potencial risco e dúvida de risco deve ser definitivamente solucionado.

O investimento total para a remoção do fibrocimento com amianto nos quatro agrupamentos de escolas ascende a 1 milhão de euros, financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito dos programas “Portugal 2020” e “Centro 2020”.

Para além destas quatro grandes intervenções na interrupção letiva de verão, o município irá desenvolver “um conjunto de outras obras de pequena/média dimensão em diversos outros estabelecimentos de ensino, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade da segurança, conforto e condições básicas do trabalho educativo em contexto escolar”, concluiu.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

40 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Alenquer - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Alenquer

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.