Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Criada Plataforma de Integração de Catálogos e utentes das 11 Bibliotecas da Região de Aveiro

Desde abril, está disponível um catálogo coletivo conjunto das onze bibliotecas municipais da Região de Aveiro, bem como a constituição de uma base única de registo de utilizadores.

Após o preenchimento de um formulário próprio, e sua submissão por uma das onze bibliotecas, o utente fica habilitado à requisição em toda a rede regional.

Através desta nova plataforma digital http://bibliotecas.regiaodeaveiro.pt, poderão ter acesso a todos os documentos (cerca de 470.000) existentes nas bibliotecas municipais de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Criada no âmbito do RAD - Região de Aveiro Digital, trata-se de uma ferramenta de disponibilização de serviços de valor acrescentado aos utentes e de eficiência de gestão municipal e intermunicipal.

Bibliotecas da Região de Aveiro mais acessíveis No âmbito da Rede de Bibliotecas Municipais da CIRA – Região de Aveiro foi identificado como estratégico, para o processo de promoção da leitura e fruição alargada desses equipamentos, a disponibilização aos seus utentes de um acesso único aos conteúdos existentes nas diferentes bibliotecas da região, bem como a facilitação do registo de utentes.

A plataforma para a gestão integrada das bibliotecas municipais e escolares visa aumentar a eficácia dos processos de registo de utilizadores e a consulta dos catálogos de conteúdos disponibilizados por todas, reduzindo o tempo média de pesquisa e possibilitando o acesso a número mais elevado de recursos, facilitando, em simultâneo, a gestão dos processos de partilha e empréstimos, entre bibliotecas, que atualmente ocorrem.

Criado catálogo coletivo intermunicipal

No sentido de agilizar e simplificar e constituição de catálogo coletivo das bibliotecas municipais e escolares da Região de Aveiro, foi constituída uma base única bibliográfica.

Permite disponibilizar um portal de pesquisa dos diferentes conteúdos das diferentes bibliotecas, com a integração de dados dos 11 sistemas no comum catálogo coletivo das bibliotecas municipais e escolares da Região de Aveiro.

Gestão integrada de utilizadores

De modo a facilitar novas inscrições e a uniformizar essa informação, foi criada uma base única de registo de utente. Através de formulário próprio da Rede de Bibliotecas Municipais da CIRA, o interessado faz a sua pré-inscrição em linha. No sentido de cruzamento de informação sobre a utilização local de cada utente e uniformização de condições de acesso, a base central disponibiliza mecanismos de gestão e atualização do estado de validade do utente na rede.

O projeto foi desenvolvido no âmbito da operação Região de Aveiro Digital e foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional Centro 2020. O seu desenvolvimento foi contratado à empresa WECUL - Sistemas de Informação pelo valor de 47.970,00€, estando disponível na internet através do endereço http://bibliotecas.regiaodeaveiro.pt.

 

Os 11 municípios que integram a CIRA possuem uma longa tradição de trabalho conjunto, na busca das melhores soluções para o desempenho individual e coletivo, que promova o desenvolvimento e identidade da região.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

42 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Estarreja - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Estarreja

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.