Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Presidente da Câmara inaugura o edifício recém-recuperado d’A Filantrópica

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim reabriu ao público, ontem, o edifício d’A Filantrópica, devidamente recuperado e requalificado graças a um investimento do Município da Póvoa de Varzim no valor de 370 mil euros. Aires Pereira confessou que a escolha da data para a inauguração, Dia do trabalhador, não foi um mero acaso, uma vez que este edifício, apesar de se assumir agora como uma casa da cultura, foi originalmente a Casa do Operário Poveiro.

Este é mais do que um investimento na cultura e no associativismo local, é uma aposta em manter a cidade viva e dinâmica, com munícipes a ganharem maior qualidade de vida, usufruindo de renovados equipamentos com grande carga histórica e um vasto leque de atividades culturais.

O edifício ganhou uma feliz recuperação dos arquitetos Rui Bianchi e Ribeiro, um trabalho que ilustra bem A Filantrópica e a sua localização, a entrada no Bairro Sul: “um farol, uma caixa de luz”, confessou Aires Pereira, “quem viu este edifício antes, muito dificilmente acreditará no que o mesmo se conseguiu transformar”. Emocionado, o Presidente do Conselho de Administração d’A Filantrópica, Luís Alberto Oliveira, dedicou a reabilitação da Cooperativa a todos os elementos que serviram a instituição que já assinalou 85 anos de existência. A sessão inaugural contou com vários momentos musicais e com a abertura de uma exposição de pintura e escultura de Afonso Pinhão Ferreira, intitulada “A Serpente, Espelho de Eva” e que estará patente n’A Filantrópica até 15 de junho.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

49 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Póvoa de Varzim - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Póvoa de Varzim

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.