Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Diretora do ACES visitou o Centro de Vacinacao de Alenquer

A diretora executiva do ACES do Estuário do Tejo, acompanhada pelo presidente do município, Pedro Folgado efetuou esta segunda-feira uma visita ao Centro de Vacinação de Alenquer instalado no Parque Urbano da Romeira.

Acompanharam esta visita os deputados à Assembleia da República Vera Braz e João Nicolau, o presidente da Assembleia Municipal de Alenquer, Fernando Silva, o vereador com a tutela da Saúde Paulo Franco e o comandante da Proteção Civil Municipal Rodolfo Baptista.

A enfermeira coordenadora do Centro de Vacinação, Amália Costa, conduziu os visitantes ao longo do circuito efetuado pelos utentes, desde a receção, sala de espera, gabinete de vacinação e recobro, com uma breve explicação de cada etapa.

Segundo Amália Costa já foi vacinada com a primeira dose 17,90% da população do concelho e 5,35% com a segunda dose.

Esta percentagem será mais elevada, uma vez que contempla o número total de habitantes do concelho, a que deverão ser subtraídos os menores de 16 anos, uma vez que esta faixa etária não está contemplada no plano de vacinação.

O Centro de Vacinação abriu portas a 25 de fevereiro e administrou até 17 de abril, mais de 8 mil vacinas, tendo até à data como públicos alvo utentes com 80 ou mais anos, com idade igual ou superior a 50 anos e patologias associadas a maior risco em caso de covid-19, com idade entre os 60 e 64 anos e professores e pessoal não docente afeto aos quatro agrupamentos de escolas do concelho.

Na próxima quinta-feira deverá ficar concluída a vacinação dos utentes com 80 ou mais anos com mobilidade. Caso exista algum utente desta faixa etária que ainda não tenha sido contactado, a enfermeira apela a que entre em contacto com o Centro de Saúde uma vez que o seu contacto não deverá estar atualizado.

O presidente do município de Alenquer deixou uma vez mais o seu agradecimento público a todos os que diariamente asseguram o funcionamento do Centro de Vacinação, entre profissionais de saúde, administrativos, auxiliares de limpeza, bombeiros e forças de segurança.

O presidente deixou ainda o apelo aos munícipes que compareçam quando convocados, salientando que a vacinação é a melhor garantia de se atingir a imunidade grupo.

“Apesar das muitas noticias que circulam sobre as vacinas, a verdade é que neste centro de vacinação por exemplo ainda não houve qualquer caso de complicações graves, entre milhares de pessoas que já passaram por estas instalações”, salientou o presidente.

“É preciso ter em conta que nenhum medicamento é isento de efeitos secundários e recordar que graças à vacinação diminuíram substancialmente doenças graves como a tuberculose ou a poliomielite e, portanto, os seus benefícios suplantam os potenciais efeitos adversos”, concluiu.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

67 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Alenquer - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Alenquer

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.