Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Projeto SAND - Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos: 13 Anos de Investigação

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), dia 18 de abril, a equipa do projeto SAND apresenta um balanço de 13 anos de investigação com a divulgação de novos dados do Campo-Escola de Bioarqueologia. O evento SAND - Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos: 13 Anos de Investigação será transmitido em direto através da página do Facebook do Projeto SAND https://www.facebook.com/projetoSAND.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, com o objetivo de sensibilizar para as questões de valorização e proteção do património. Em 2021, o tema proposto para o DIMS pelo ICOMOS Internacional é Passados Complexos: Futuros Diversos.

Recorde-se que o projeto SAND resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Montijo, a Universidade de Coimbra, a Diocese de Setúbal, entre outras entidades. A sua primeira fase teve lugar em 2008, no âmbito de uma intervenção de salvaguarda de uma empreitada da SIMARSUL, que conduziu à descoberta de 21 enterramentos dos séculos XV-XVII. Desde então, uma equipa multidisciplinar tem realizado estudos com o objetivo de obter informações acerca da dieta e das doenças da população de Sarilhos Grandes.

Em 2020, a Pandemia COVID 19 surpreendeu a Humanidade e teve um impacto significativo na saúde, na economia, na cultura e no quotidiano das comunidades. O SAND adaptou-se a esta nova realidade complexa e prosseguiu com o projeto que tem por objetivo a valorização e preservação do património de Sarilhos Grandes.

A abertura do evento SAND - Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos: 13 Anos de Investigação contará com a intervenção do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta. Paula Alves Pereira, coordenadora do projeto e arqueóloga fará a apresentação de “SAND - Sarilhos Grandes Entre Dois Mundos: 13 Anos de Investigação”.

“De Sarilho o Grande a Sarilhos Grandes: o que a história local nos conta” será o tema que se segue apresentado por Roger Lee de Jesus (Bolseiro, Centro de Investigação em Antropologia e Saúde - CIAS da Universidade de Coimbra). O evento continua com a apresentação de Bruno M. Magalhães (Bolseiro, CIAS, Universidade de Coimbra) e Ana Luísa Santos (Departamento de Ciências da Vida, CIAS, Universidade de Coimbra) subordinada ao tema “O contributo da Bioantropologia para o estudo das populações do Montijo (Pátio de Água) e de Sarilhos Grandes”.

“Um homem de mau coração” e “escandaloso”: o Padre António de Gouveia Cardoso de Sarilhos Grandes, dos documentos aos ossos, será o tema apresentado por Paula Alves Pereira, Roger Lee de Jesus e Bruno M. Magalhães antecedendo tema "O projeto SAND: perspetivas futuras" apresentado por Paula Alves Pereira e Ana Luísa Santos. O encerramento da sessão ficará a cargo da vereadora da Câmara Municipal do Montijo, Sara Ferreira.

Os interessados em colocar questões aos oradores devem preencher através do formulário em https://forms.gle/W3wVW3rXrWBCQ9L77 . Após validação da inscrição será remetido o link zoom, ID da reunião e senha de acesso.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

83 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Montijo - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Montijo

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.