Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Cante Alentejano nas escolas do concelho de Loures

 

O Município de Loures, o Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro e a Liga dos Amigos da Mina de São Domingos, assinaram, no dia 9 de abril, um acordo de colaboração com o objetivo de promover o Cante Alentejano – Património Imaterial da Humanidade –, junto da comunidade educativa. 

 

Este acordo, desenvolvido em parceria desde 2018, pretende, de forma lúdica e pedagógica, afirmar o Cante Alentejano como expressão da cultura local, bem como revitalizar e dignificar uma das mais marcantes manifestações culturais da população alentejana. 

 

A assinatura do documento que dá vida ao projeto Oficina do Cante Alentejano teve lugar na Escola Básica Bartolomeu Dias e contou com a participação do presidente da Câmara de Loures, que relembrou a presença, em Sacavém, “de uma forte comunidade com origem no Alentejo, que mantém as suas tradições”. 

 

Bernardino Soares reconheceu o facto de vivermos “num mundo de grande aculturação de outras vivências, com predominância dos conteúdos digitais”, alertando, no entanto, para a importância “de não descurarmos aquilo que é a riqueza intrínseca, cultural e etnográfica de um povo, de modo a não perdemos o que nos é mais genuíno”. 

 

O autarca sublinhou, ainda, a importância de o agrupamento estar disponível para se abrir à comunidade, interagindo com outras entidades e para criar novos projetos pedagógicos com quem também converge nesse objetivo. 

 

Carlos Candeias, diretor do agrupamento,  congratulou-se pelo projeto ter conseguido sobreviver à pandemia: “Apesar das vicissitudes e através da nossa resiliência, conseguimos continuar a desenvolver a oficina de Cante Alentejano.  O projeto está vivo e desejo que, futuramente, possa envolver ainda mais crianças.” 

 

Por sua vez, Fernando Vaz, presidente da Liga dos Amigos da Mina de São Domingos, referiu que, até aos dias de hoje, o projeto tem atingido todos os objetivos, nomeadamente a “divulgação do cante alentejano, a integração nos projetos pedagógicos e culturais do agrupamento e a promoção da inclusão social”. 

 

De acordo com o documento assinado, a Câmara Municipal de Loures tem entre as suas responsabilidades promover o acompanhamento e prestar o apoio técnico solicitado. Este ano, o projeto conta, ainda, com uma comparticipação municipal de cerca de 8.600 euros para aquisição de equipamento e fardamento, visitas de estudo para interação com grupos corais alentejanos, contratualização de técnicos para coordenação pedagógica e artística e apresentações em eventos da comunidade. 

 

A cerimónia de assinatura, onde esteve presente o vereador com o pelouro da Educação, Gonçalo Caroço, foi ainda abrilhantada com a interpretação de uma moda alentejana por parte dos alunos que fazem parte do projeto, bem como pelo visionamento de um vídeo sobre as atividades desenvolvidas, em que se incluem a atuação com a cantora Celina da Piedade e a apresentação, ao vivo, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

 

Recorde-se que a Liga dos Amigos da Mina de São Domingos está associada a uma empresa de extração mineira da Mina de São Domingos, que foi, entre 1857 a 1967, a principal entidade empregadora no concelho de Mértola. Depois da falência desta empresa, em 1968, chegaram a Sacavém muitas famílias atraídas pelo facto de ali existir uma empresa – Fábrica da Loiça de Sacavém – de características similares. 

 

Vindos de uma terra onde o associativismo estava fortemente implantado, era uma necessidade encontrar um lugar de encontro para dar continuidade a esses costumes. É assim que nasce este ponto de encontro e de convívio que tinha como objetivos a passagem dos tempos livres e a divulgação das tradições e dos costumes do Alentejo.

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

88 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.