Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Novo mural de arte urbana em Sacavém   

 

Este mural, situado na Rua Teófilo Lopes Constantino, é da autoria de Rodrigo Nunes, mais conhecido por Vile, e aborda a questão da saúde na perspetiva de que “todos nós, desde que nascemos até à velhice, precisamos de ter acesso ao Serviço Nacional de Saúde, não apenas agora em tempo de pandemia, mas ao longo de toda a vida”, referiu o artista. “Representa também a união dos profissionais que trabalham na área da Saúde e, por isso, foi para mim um grande orgulho ter feito este trabalho.”  

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, agradeceu ao artista o “magnífico mural” que assinala o Dia Mundial da Saúde, mas que tem também “uma enorme importância neste momento que estamos a viver”, afirmou.  

 

“Queremos que este mural seja um sublinhado da importância do direito à saúde, com acesso para todos, em situação de igualdade”. Esperando que, mais tarde, “possamos olhar para este mural e relembrar que ele se inaugurou ainda durante a pandemia, mas que continua cá para mostrar que o direito à saúde é muitíssimo importante e, por isso, está previsto na nossa Constituição”, reiterou.      

 

Uma homenagem também ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), enquanto “pedra fundamental nos cuidados de saúde do nosso país, que apesar de muito enfraquecido, devido ao desinvestimento e decisões erradas, mostrou, nesta situação tão difícil, que é essencial para garantir o acesso à saúde e o combate à pandemia”.

 

“E se há coisa boa que a pandemia nos trouxe é que vamos poder ter as parcerias entre entidades a funcionar no pós-pandemia e, com isso, fazer muitas coisas importantes que irão garantir uma melhor saúde para todos”, frisou o Autarca.  

 

A inauguração deste mural em Sacavém contou ainda com a participação do vereador da Câmara Municipal de Loures para a área da Saúde, Gonçalo Caroço, do diretor executivo do ACES de Loures e Odivelas, António Alexandre, e ainda do administrador do Hospital Beatriz Ângelo, Artur Vaz.     

 

O artista de Grafitti/Street-art & Pintura Mural 

Rodrigo Miguel Sepúlveda Nunes, conhecido como Vile, nasceu a 15 de setembro de 1984, em Vila Franca de Xira, cidade onde ainda hoje reside. 

Em 1998, com apenas 14 anos, iniciou-se a pintar graffitis. Estudou em duas escolas lisboetas – a ETIC e a ARCO –, Desenho Animado e Filmes de Animação e ainda Desenho Ilustração e Banda Desenhada.  

A utilização de técnicas como a aguarela, o óleo, o carvão, o desenho digital e a tatuagem foram alguns dos ingredientes que permitiram a sua evolução enquanto artista de Grafitti/Street-art & Pintura Mural, cada vez mais conceituado nesta área.  

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

44 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.