Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Novo polo da Biblioteca Municipal vai nascer na Quinta do Conde

A freguesia da Quinta do Conde vai ter um novo espaço dedicado ao livro e à leitura. Este polo da Biblioteca Municipal, que representa um investimento de cerca de 680 mil euros, assegurado na totalidade pela Câmara Municipal, será implantado de raiz no terreno onde atualmente se encontra o Centro de Intervenção e Participação Associativa - CIPA, cujas instalações já não apresentam condições de utilização.

O edifício é composto por uma zona exterior ajardinada, com bancos que convidam à leitura no local, átrio preparado para pequenos eventos, como exposições, reuniões, apresentações, formações ou colóquios, sala de leitura, área de consulta de periódicos equipada com novas tecnologias e espaço infantil com condições para a realização de atividades para os mais pequenos e acesso a um jardim interior.

O fundo bibliográfico, variado, atualizado e adequado aos vários públicos, tem neste momento cerca de 12 mil documentos registados. Em todo o espaço há cobertura por rede WI-FI.

Com a passagem para as novas instalações todo o processo de circulação e empréstimo será informatizado, o que fará com que passe a haver um cartão de leitor único para aceder aos equipamentos de leitura do concelho de Sesimbra.

O polo da Biblioteca da Quinta do Conde tem uma história de mais de três décadas, que se iniciou em 1987, quando se criou um espaço de leitura a funcionar três vezes por semana junto aos serviços municipais da freguesia. Poucos anos depois, acompanhou o Gabinete de Juventude para novas instalações, num edifício de habitação. Em 2000, passou para as instalações da Junta de Freguesia, com gestão conjunta da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e de uma associação local. Em julho de 2006, passou a estar afeto somente à Biblioteca Municipal de Sesimbra, com recursos técnicos especializados, renovação e ampliação do espólio bibliográfico, didático e lúdico existentes, e com programação regular de atividades de promoção e incentivo à leitura para os vários públicos, em particular o infantil. Em 2015, ocupou as atuais instalações, numa zona mais central, junto ao Parque da Vila.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

49 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Sesimbra - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Sesimbra

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.