Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Loures vai ter um laboratório vivo de descarbonização no Parque Adão Barata 

 

Trata-se de um projeto que tem como promotor a AID Global e visa testar serviços e tecnologias inovadoras para a promoção da descarbonização e, consequentemente, para a mitigação das alterações climáticas, que irá também tornar este parque num espaço de lazer e bem-estar mais preparado para receber a população.   

Representa um investimento total superior a um milhão de euros, cofinanciado em 79% pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, sendo o restante assegurado pelo Município de Loures e os seus parceiros - a Innovation Point, DST Solar, BIM+ e o Instituto Superior Técnico.  

O Município pretende trazer soluções disruptivas para o seu território e, por isso, o PAB_LivingLab irá transformar o Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte no primeiro edifício público do país a adotar um modelo integrado de gestão da informação BIM, com a finalidade de promover a descarbonização. Para tal, será construído um modelo digital do edifício que irá interagir com a sensorização, que será também instalada no âmbito do laboratório. 

Um modelo que se irá alargar à envolvente do edifício e interagir com o sistema de rega do Parque Adão Barata, o qual  será também  redesenhado no âmbito deste projeto. Será implementado um sistema inteligente, com ligação a uma fonte de água alternativa à água da rede, que permitirá a deteção de fugas e a monitorização da rega para que ocorra apenas quando existe essa necessidade.  

 

Será ainda constituída a primeira Comunidade de Energia Renovável de Loures, com a pretensão de tornar o Parque Adão Barata o mais autónomo possível do ponto de vista energético. 

 

Transversalmente a todas estas atividades, serão desenvolvidas temáticas como a promoção da qualidade do ar interior e exterior, a gestão eficiente de resíduos, as compras verdes e sustentáveis, o estacionamento sensorizado, entre outros. 

 

O PAB_LivingLab terá ainda uma forte componente de ligação à população, com a realização de inúmeras atividades de sensibilização para os visitantes do Parque, para quem lá trabalha e também para a comunidade escolar do Município. 

 

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

82 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.