Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

São Brás de Alportel celebra Páscoa com arte, à janela e online

01 de abril 2021

Perante a impossibilidade de celebrar a Páscoa com a tradicional Procissão da Aleluia e todo o programa habitual da Festa das Tochas Floridas, momento ex-líbris de São Brás de Alportel, o Município de São Brás de Alportel vai assinalar a data com a instalação artística de uma grande Tocha Florida, com mais de 200 quilos que vai ser exibida no Largo de São Sebastião a partir de domingo de Páscoa, 4 de abril.

A exibição desta instalação integra o programa “Juntos celebramos a Páscoa em Casa – unidos pelo coração e pela tradição” que inclui a celebração eucarística com transmissão online, uma exposição documental e várias exposições físicas e digitais. Também em curso, até 4 de abril, está a 12ª Quinzena Gastronómica, com uma edição especial take-away e ao domicílio.

A estrutura da Tocha Florida  de Homenagem foi construída com o aproveitamento de materiais de ferro existentes nas oficinas do município. vai ser decorada com 134 vasos de flores e complementada com flores campestres alusivas à Festa das Tochas Floridas, levando  uma vela no cimo da tocha.

Esta instalação artística foi produzida pela equipa de serralharia, com o apoio dos setores de carpintaria, pintura, pedreiros, calceteiros e eletricidade. O design e decoração são da autoria de Sónia Martins, do Gabinete Municipal de Turismo, o projeto coube ao vereador  Acacio Martins e contou ainda com o apoio do Gabinete de Comunicação, dos Gabinetes de , desporto e cultura, entre outros colaboradores municipais.

Esta peça de arte coletiva pretende assinalar esta época muito acarinhada pelos são-brasenses, prestar homenagem aos são-brasenses que sempre deram voz e mãos a esta tradição e lembrar o poeta Bernardo de Passos, que inspira a sua terra.

No Domingo de Páscoa, dia 4 de abril, o programa tem início pelas 10h30, altura em que a Paróquia de São Brás de Alportel celebra a Eucaristia da Ressurreição numa missa campal com lugares limitados e com transmissão online através das redes sociais do Município.

O pároco irá passar pelas ruas onde passava habitualmente a Procissão da Aleluia, estando todos os são-brasenses convidados a levar as suas tochas e colchas para as janelas e varandas para proclamar o refrão: “Ressuscitou como disse: Aleluia, Aleluia, Aleluia”.

A exposição digital “Baú de Fotografia Digital” será publicada no Facebook do Município e da Associação Cultural Sambrasense durante o Domingo de Páscoa.Exposição que irá ainda estar patente em formato físico no átrio da Biblioteca Municipal entre 5 e 17 de abril. Também no átrio da Biblioteca Municipal serão expostos, no mesmo período, os trabalhos vencedores do concurso de “Jogos Florais 2021”, uma iniciativa que habitualmente era dada a conhecer na tarde do domingo de Páscoa, altura em que os vencedores liam as suas quadras inspiradas nas tradições pascais são-brasenses.

Já no átrio do Cineteatro São Brás vai apresentar a exposição “Festa das Tochas Floridas – Procissão de Aleluia” até 31 de abril.

A Festa das Tochas Floridas é habitualmente organizada em parceria pela Paróquia de São Brás de Alportel, pela Associação Cultural Sambrasense e pelo Município de São Brás de Alportel.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

83 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE São Brás de Alportel - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
São Brás de Alportel

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.